Projeto de Murilo Galdino estabelece regras para evitar fraudes em descontos previdenciários

Projeto de Murilo Galdino estabelece regras para evitar fraudes em descontos previdenciários

Proposta altera a Lei de Benefícios da Previdência Social para proteger aposentados

Publicado em 2/10/2024 – 11:01

Brasília (DF) – O deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB) apresentou o Projeto de Lei 1546/24, que visa coibir fraudes nos descontos de mensalidades associativas dos benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Benefícios da Previdência Social, garantindo maior segurança e transparência no processo de autorização dos descontos.

Atualmente, a legislação permite que aposentados e pensionistas autorizem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a realizar descontos diretamente de seus benefícios para pagamento de mensalidades associativas. Contudo, o crescente número de fraudes, como descontos sem autorização, tem levado muitos beneficiários à Justiça para comprovar a irregularidade.

Medidas propostas

Para solucionar o problema, o projeto estabelece que a autorização para desconto deverá ser feita por meio de escritura pública, instrumento particular com firma reconhecida, assinatura eletrônica ou biometria. Além disso, o INSS será obrigado a realizar uma conferência periódica de todas as autorizações, abandonando o sistema atual, que faz a verificação apenas por amostragem.

O deputado Murilo Galdino destacou a importância da proposta para proteger os direitos dos aposentados e pensionistas:“Em muitos casos, os associados têm que se valer de ações judiciais para comprovarem que seus benefícios foram injustamente descontados, em razão da falta de autorização”, afirmou o parlamentar.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões da Câmara dos Deputados, entre elas a Comissão de Previdência e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovado, seguirá para o Senado Federal, e, caso aprovado em ambas as Casas, será sancionado e entrará em vigor.

A proposta busca assegurar que os direitos dos aposentados sejam respeitados e que qualquer desconto nos benefícios seja feito de forma correta, transparente e com a devida autorização dos beneficiários.

Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO) 
Foto: Douglas Gomes 

Ver todas

Murilo Galdino

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Líderes do P20 apontam necessidade de novo modelo de governança global

Líderes do P20 apontam necessidade de novo modelo de governança global

Líderes políticos da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) criticaram a atual ordem mundial global e defenderam a necessidade de um novo arranjo de governança para o cenário internacional. Eles se reuniram no Plenário da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira (8) para a terceira sessão de trabalhos do P20, cujo tema foi "Parlamentos na