As estudantes Elisa Schifelben Piorotti, Giulia Mercandeli Dal Col e Maria Luíza Garcia Gomes obtiveram medalhas de ouro, bronze e prata, respectivamente.
Alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Prof.ª Aleyde Cosme, localizada em Itarana, foram premiadas nas Olimpíadas Nacionais de Ciências (ONC) 2024, que contou com duas provas que envolveram questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química. A participação nas provas teve o objetivo de estimular o estudo das ciências por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
A ONC é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As estudantes Elisa Schifelben Piorotti, Giulia Mercandeli Dal Col e Maria Luíza Garcia Gomes passaram pelas duas fases que compuseram a competição e obtiveram medalhas de ouro, bronze e prata, respectivamente.
A professora Nádia A. Toniato afirmou o quanto foi gratificante notar a felicidade das jovens ao receberem o prêmio, bem como reforçou que o resultado é fruto do trabalho dos professores da escola e, principalmente, da dedicação das estudantes. As estudantes comemoraram as medalhas. “Cheguei aqui pelo meu esforço e dedicação, isso não seria possível se eu não tivesse o apoio dos que me rodeiam. Meu sonho é grande e espero muito conquistá-lo”, disse Elisa Piorotti, medalhista de ouro, completando a ideia da docente.
“Nunca imaginei que conseguiria chegar a esse ponto, a ONC foi uma grande oportunidade para que eu provasse para mim mesma que eu sou capaz de grandes coisas. Agradeço muito aos meus pais, meus professores e minhas amigas, pelo incentivo que me deram”, comemorou a medalhista de prata, Giulia Dal Col.
A estudante Maria Luíza Garcia Gomes, que foi condecorada com bronze, também celebrou a conquista. “Eu estou amando tanto essa conquista! Sabemos que a ONC não é uma prova fácil, na verdade, ela é uma prova muito desafiadora. E foi por esse desafio que eu me encantei, gostei demais de saber que atingi a minha meta e meus limites. Dessa forma, eu vi do que eu era capaz”, frisou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707