Nova apuração da PF vê ligação entre PCC e Adélio

Bolsonaro pode virar 1º ex-presidente inelegível não por corrupção

Nova apuração da PF vê ligação entre PCC e Adélio
              Ex-chefe do Executivo é réu no TSE por abuso de poder político e uso indevido da comunicação.

Ao lado de Fernando Collor de Mello e Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro pode entrar para a lista de ex-presidentes da República que se tornaram inelegíveis ao longo de suas trajetórias políticas, mas não por uma ação envolvendo suspeitas de corrupção.

O direitista enfrenta um julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a uma reunião com embaixadores em 2022 na qual fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro. Essa situação levou o PDT a recorrer à Justiça, solicitando a perda dos direitos políticos dele por um período de 8 anos.

O TSE deu continuidade ao julgamento do caso, com a apresentação do voto do relator do processo, o ministro Benedito Gonçalves, que é considerado um aliado de Lula dentro da Justiça Eleitoral.

Vale destacar que, em 1992, o Senado declarou Collor inelegível após sua renúncia em meio a uma tentativa malsucedida de preservar seus direitos políticos. Na ocasião, ele foi acusado de corrupção por seu próprio irmão, em um esquema que envolvia o então tesoureiro Paulo César Farias, conhecido como PC Farias.

Já Lula, atual mandatário, foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro em várias instâncias em 2018, o que resultou em restrições a suas prerrogativas políticas com base na Lei da Ficha Limpa. No entanto, seus processos foram anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ele voltou ao Palácio do Planalto em 2023.

fonte: Conexão Política

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Motta diz que aguarda conversa de relator com bancadas para decidir se pauta anistia

Motta diz que aguarda conversa de relator com bancadas para decidir se pauta anistia

Política e Administração Pública Presidente da Câmara afirmou que não conversou com o presidente do Senado sobre o tema 25/09/2025 - 14:31   Marina Ramos / Câmara dos Deputados Hugo Motta: "Preciso de um pouco mais de tempo para entender o sentimento da Casa" O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que