Escola em Atílio Vivácqua promove reflexão crítica sobre cultura e artes durante eletiva

Escola em Atílio Vivácqua promove reflexão crítica sobre cultura e artes durante eletiva

Projeto teve como objetivo fomentar a apreciação crítica das artes e promover uma análise mais profunda sobre a construção da imagem pública de grandes ídolos.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fernando de Abreu, localizada em Atílio Vivácqua, realizou, durante o ano letivo, a disciplina eletiva “Big Idols”, um projeto interdisciplinar que combinou música, teatro e cultura para estimular o senso crítico e a reflexão dos alunos sobre questões sociais e comportamentais presentes na vida de grandes ídolos musicais e artísticos.

Sob a orientação dos professores Adriana da Silva, Antonio Bento e Alexandra Aparecida Ghiotto Venturi, o projeto teve como objetivo fomentar a apreciação crítica das artes e promover uma análise mais profunda sobre a construção da imagem pública dessas figuras.

Ao longo da eletiva, os alunos participaram de debates e apresentações teatrais, explorando aspectos, como saúde mental, desigualdade e as pressões da fama, além de aplicar conhecimentos matemáticos de forma criativa, como na criação de cenários e ritmos musicais.

“A eletiva ‘Big Idols’ se destacou como uma oportunidade indispensável no processo de aprendizagem, ao integrar música, teatro e cultura de maneira envolvente e enriquecedora. Os alunos desenvolveram habilidades críticas e empáticas que serão essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo”, destacou a professora Alexandra Venturi.

A abordagem interdisciplinar foi o grande diferencial da ação, utilizando a música e o teatro como ferramentas pedagógicas que tornaram o aprendizado dinâmico e colaborativo. Além disso, a integração da Matemática ao projeto reforçou a aplicabilidade prática dos conteúdos curriculares, enriquecendo ainda mais a experiência dos estudantes. Os resultados pedagógicos foram significativos, com os alunos desenvolvendo uma visão mais crítica sobre a cultura pop e as narrativas idealizadas apresentadas pela mídia.

A aluna Mariana de Albuquerque Coutinho destacou a importância da eletiva para o convívio e a expressão criativa: “Vivenciamos momentos nos quais compreendemos não só sobre música, dança e atuação, mas também aprendemos a conviver e respeitar as diferenças. A eletiva nos permitiu praticar oratória em Língua Portuguesa e Inglesa, além de explorar conceitos matemáticos”, disse a estudante.

Kailane de Oliveira Picoli também compartilhou sua experiência: “Depois de conhecer as histórias dos ídolos, comecei a entender que o sucesso que vemos nas mídias não conta toda a história. Essa experiência me ajudou a superar minha vergonha e me sinto mais preparada para os desafios do futuro.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

(27) 3636-7706 / 3636-770

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes privados de liberdade realizam releituras artísticas após reflexões sobre o Dia Estadual da Promoção de Igualdade Racial

Estudantes privados de liberdade realizam releituras artísticas após reflexões sobre o Dia Estadual da Promoção de Igualdade Racial

A atividade abordou identidade, direitos humanos e resistência por meio da arte. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, referência educacional na Penitenciária de Barra de São Francisco, desenvolveu uma atividade pedagógica e cultural voltada à reflexão crítica sobre o 13 de Maio — data que simboliza o fim legal da