Desenvolvedores chineses criaram o processador de microcomputador mais complexo no formato 2D do mundo. Chamado de RV32-WUJI, o chip foi demonstrado em um artigo publicado na revista Nature, na última quarta-feira (02), e é fabricado com componentes bidimensionais, sem tecnologias de litografia padrão.
Esse processador foi desenvolvido em uma arquitetura RISC-V de 32 bit e se afasta do processo de fabricação convencional. Enquanto múltiplos chips utilizam máquinas de raios ultravioleta extremos para criar os wafers, o time de pesquisadores usou materiais como dissulfeto de molibdênio e disseleneto de tungstênio.
- Entenda: Microsoft lança chip que promete tornar computação quântica popular em alguns anos
Os dois compostos são conhecidos como materiais cristalinos bidimensionais que atuam como semicondutores estáveis, relativamente parecidos com as moléculas de grafeno. Esses compostos não são amplamente utilizados em processadores, mas tem participação importante em células flash de armazenamento e sensores de imagem.

RV32-WUJi tem frequências bem baixas
Apesar de bem interessante, o RV32-WUJI pode adicionar somente alguns poucos bits e tem frequências limitadas a somente quilohertz, ou seja, sem um grande poder de processamento. O diferencial está nos quase 6.000 transistores, que inauguram era para processadores do tipo RISC-V — os modelos mais avançados têm cerca de 115 transistores.
Não tão conhecida pelo público geral, a arquitetura RISC-V é um acrônimo para Computador com Conjunto Reduzido de Instruções, em tradução livre. Em outras palavras, isso significa que esses chips operam com menos instruções do que arquiteturas tradicionais, focando em aspectos como eficiência de energia, mas não possuem tanto desempenho para tarefas complexas.
- Saiba mais: Chip universal combina CPU, placa gráfica e FPGA para tentar revolucionar indústria
O RV32-WUJI entrou na parte de produção em escala piloto, portanto, continua em fase de desenvolvimento. É improvável que vejamos esse processador no uso doméstico, mas diversos processadores RISC-V são lançados pela Arm, inclusive em parceria para os Snapdragon lançados em notebook recentemente.
Para mais informações de processadores e chips diferenciados, basta ficar ligado no site do TecMundo.