Publicado em
23/04/2025 15h50
Atualizado em
23/04/2025 16h29
Brasília (DF), 23/4/2025 – Brasil e Chile formalizaram os termos preliminares para acordos que preveem o intercâmbio de oficiais instrutores nos centros de operações de paz e a cooperação acadêmica entre a Escola Superior de Defesa (ESD) e a Academia Nacional de Estudios Políticos e Estratégicos (Anepe). As futuras parcerias estão estabelecidas nos Memorandos de Entendimento assinados, nesta terça-feira (22), em Brasília (DF), pelos Ministros da Defesa do Brasil e do Chile, José Mucio Monteiro e Adriana Delpiano, durante visita oficial do presidente chileno ao Brasil, Gabriel Boric.
Conforme os documentos, os dois países pretendem “fortalecer a cooperação bilateral em atividades que contribuam para a paz e a segurança internacional sob a égide das Nações Unidas” e “fortalecer a relação bilateral através da cooperação acadêmica no campo de segurança e defesa”. Historicamente, Brasil e Chile têm parceria firmada, desde 2007, para cooperação em matéria de Defesa.
Além das pautas dos memorandos, em reunião com a Ministra Adriana Delpiano, José Mucio reconheceu a iniciativa do Chile em promover a participação das mulheres nas Forças Armadas. “Vocês hoje têm milhares de mulheres atuando. Nós estamos começando a incorporá-las no serviço militar voluntário agora. E a expectativa é ampliar, ano a ano, essa participação. Nesse primeiro alistamento, já temos mais de 30 mil candidatas”, destacou o ministro.
No encontro, a Ministra deu um panorama sobre os desafios do Exército, da Marinha e da Força Aérea chilenos e ressaltou a importância da articulação bilateral. “Toda contribuição do Brasil é bem-vinda e de muita utilidade”, declarou. Segundo Delpiano, algumas dificuldades na área são comuns aos dois países e “o que se quer é continuar essa parceria”. A próxima reunião bilateral está agendada para o mês de agosto.
Participaram, ainda, da reunião o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Assessor para Assuntos Internacionais do , Embaixador Flavio Marega; a Secretária-Adjunta de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Larenas; o Primeiro-Secretário da Embaixada da República do Chile no Brasil, Alejandro Guzmán; entre outras autoridades.
Por Bruna Lima
Fotos: Érico Alves
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(MD)
(61) 3312-4071