Ministros da Defesa do Brasil e do Chile articulam parcerias pela paz e segurança internacional

Ministros da Defesa do Brasil e do Chile articulam parcerias pela paz e segurança internacional


Publicado em

23/04/2025 15h50


Atualizado em
23/04/2025 16h29


Brasília (DF), 23/4/2025 –
Brasil e Chile formalizaram os termos preliminares para acordos que preveem o intercâmbio de oficiais instrutores nos centros de operações de paz e a cooperação acadêmica entre a Escola Superior de Defesa (ESD) e a Academia Nacional de Estudios Políticos e Estratégicos (Anepe). As futuras parcerias estão estabelecidas nos Memorandos de Entendimento assinados, nesta terça-feira (22), em Brasília (DF), pelos Ministros da Defesa do Brasil e do Chile, José Mucio Monteiro e Adriana Delpiano, durante visita oficial do presidente chileno ao Brasil, Gabriel Boric.

20250423_chile.jpg
.

Conforme os documentos, os dois países pretendem “fortalecer a cooperação bilateral em atividades que contribuam para a paz e a segurança internacional sob a égide das Nações Unidas” e “fortalecer a relação bilateral através da cooperação acadêmica no campo de segurança e defesa”. Historicamente, Brasil e Chile têm parceria firmada, desde 2007, para cooperação em matéria de Defesa.

Além das pautas dos memorandos, em reunião com a Ministra Adriana Delpiano, José Mucio reconheceu a iniciativa do Chile em promover a participação das mulheres nas Forças Armadas. “Vocês hoje têm milhares de mulheres atuando. Nós estamos começando a incorporá-las no serviço militar voluntário agora. E a expectativa é ampliar, ano a ano, essa participação. Nesse primeiro alistamento, já temos mais de 30 mil candidatas”, destacou o ministro.

No encontro, a Ministra deu um panorama sobre os desafios do Exército, da Marinha e da Força Aérea chilenos e ressaltou a importância da articulação bilateral. “Toda contribuição do Brasil é bem-vinda e de muita utilidade”, declarou. Segundo  Delpiano, algumas dificuldades na área são comuns aos dois países e “o que se quer é continuar essa parceria”. A próxima reunião bilateral está agendada para o mês de agosto.

20250423_chile2.jpg
.

Participaram, ainda, da reunião o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Assessor para Assuntos Internacionais do , Embaixador Flavio Marega; a Secretária-Adjunta de Produtos de Defesa, Juliana Ribeiro Larenas; o Primeiro-Secretário da Embaixada da República do Chile no Brasil, Alejandro Guzmán; entre outras autoridades.

Por Bruna Lima
Fotos: Érico Alves

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(MD)
(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (22), da solenidade de autorização para a instalação do curso de Medicina no campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da