Escolas da Rede promovem ações lúdicas e interdisciplinares para celebrar Dia da Matemática

Escolas da Rede promovem ações lúdicas e interdisciplinares para celebrar Dia da Matemática

Atividades integraram raciocínio lógico, cultura, jogos e criatividade para tornar o aprendizado mais significativo e próximo da realidade dos estudantes.Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, celebrado nessa terça-feira (06), escolas da Rede Estadual de Ensino desenvolveram uma série de atividades que aliaram aprendizagem, ludicidade e protagonismo estudantil. De gincanas e feiras temáticas a jogos de raciocínio lógico e apresentações culturais, as ações promoveram o ensino da Matemática de forma acessível, interdisciplinar e conectada ao cotidiano dos estudantes.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Roberto Christo, em Afonso Cláudio, a Gincana Matemática mobilizou os estudantes em uma manhã de desafios práticos, jogos e dinâmicas com foco no raciocínio lógico e na resolução de problemas.

A professora Flavia Bicas Grazziotti Galvani destacou o impacto da ação: “A Gincana Matemática foi uma forma de mostrar que aprender pode ser divertido. Conseguimos engajar os alunos e reforçar a importância da matemática no dia a dia.” Para a aluna Bruna Santiago, da 3ª série do Ensino Médio, a experiência foi transformadora: “Sempre tive dificuldade com matemática, mas consegui resolver questões que antes achava impossíveis. Foi legal aprender brincando.”


Já na EEEFM Professora Filomena Quitiba, em Piúma, o projeto envolveu atividades entre essa terça-feira (06) e esta quinta-feira (08), com jogos de raciocínio lógico e desafios produzidos pelos próprios alunos ao longo do primeiro trimestre. A proposta promoveu conexões entre a Matemática, as Ciências da Natureza e a diversidade cultural, com destaque para jogos africanos e indígenas.

“O processo de aprendizagem pode ser divertido e prazeroso, promovendo momentos de interação e troca de saberes”, destacou o professor José Izaias Moreira Scherrer Neto. A estudante Mariana Mendonça Junca completou: “Conseguimos aprender os conteúdos de maneira divertida, com uma compreensão mais clara e aprofundada.”

No município de Guarapari, a EEEFM Manoel Rozindo Silva transformou seus corredores em um espaço de aprendizagem criativa com a realização da Feira da Matemática. As turmas do Ensino Médio apresentaram salas temáticas, jogos africanos, peças teatrais, desafios de lógica e trabalhos sobre a aplicação da matemática em diversas áreas do conhecimento.

Quiz matemático

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Galdino Antonio Vieira, em Vila Velha, promoveu um quiz matemático com as turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. O destaque da ação foi o jogo de perguntas e respostas “Torta na Cara”, que estimulou o cálculo mental, a cooperação entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades associadas a conteúdos como notação científica, função exponencial e progressão geométrica.

“Quando o aluno está estimulado pelos jogos, ele tem a oportunidade de aprender de uma maneira mais dinâmica e prazerosa”, afirmou o professor Eduardo Paulo Subtil da Costa, responsável pela ação junto com Jessé Laures e as professoras Amanda Azevedo Rodriguês e Franciele Sabino Dias de Souza.

Envie sua sugestão de pauta para: 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Projeto sobre povos indígenas promove aprendizado e respeito à diversidade em escola em Santa Maria de Jetibá

Projeto sobre povos indígenas promove aprendizado e respeito à diversidade em escola em Santa Maria de Jetibá

A iniciativa promoveu atividades pedagógicas que aproximaram os estudantes da realidade indígena. Com o objetivo de valorizar a cultura, a história e os costumes dos povos originários do Brasil, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Luís, localizada em Santa Maria de Jetibá, desenvolveu o projeto “Povos Indígenas – Apresentação e Identidades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *