Pintura em aquarela incentiva educação ambiental e expressão artística em escola de Vila Velha

Pintura em aquarela incentiva educação ambiental e expressão artística em escola de Vila Velha

A Arte aliada à Ciência e a Educação Ambiental foi o ponto de partida para a oficina “Retratos da Fauna: mapeando a biodiversidade da Escola”, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Manoel Vellozo, localizada em Vila Velha. A atividade faz parte de um projeto interdisciplinar que une Biologia, Geografia e Artes, promovendo o desenvolvimento de competências relacionadas à pesquisa científica e à educação ambiental.

Coordenada pelas professoras Lívia Cavalcante de Souza (Biologia) e Janete Souza de Oliveira (Geografia), a iniciativa proporcionou aos alunos a oportunidade de observar, registrar e representar artisticamente as aves que habitam o ambiente escolar e seu entorno, especialmente as do Parque da Mantegueira, área de remanescente da Mata Atlântica próxima à escola.

A oficina de aquarela, realizada nos dias 26 de maio e 2 de junho, foi ministrada pela professora Fabiana Pedroni (Artes), e contou com quatro aulas voltadas ao desenvolvimento de técnicas artísticas aplicadas à representação da fauna local. A atividade também estimulou a pesquisa científica, a observação sistemática e o pensamento crítico.

“Achei muito divertido trabalhar com aquarela! Aprendi várias técnicas e consegui observar melhor os detalhes dos pássaros da Mata Atlântica. Foi uma experiência diferente e muito legal!”, contou a estudante Julia Carvalho Aquino, do 2º ano do Ensino Médio.

Além da expressão artística, a atividade resultou em ganhos pedagógicos significativos, como a melhoria na capacidade de observação, o desenvolvimento do trabalho em grupo e a valorização da biodiversidade. “Foi surpreendente como os alunos participaram da oficina. Estavam atentos aos detalhes das aves e focados na técnica. Foi uma experiência muito gratificante”, destacou a professora Lívia Cavalcante de Souza.

As produções dos estudantes serão reunidas em um livro ilustrado coletivo, consolidando os aprendizados e dando visibilidade ao conhecimento construído em sala de aula. A professora Janete Souza de Oliveira também ressaltou o envolvimento dos alunos: “Foi muito bonito ver como a arte serviu como elo entre o conhecimento científico e a expressão criativa. Eles se conectaram com a natureza de forma genuína”.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Sedu inicia chamamento dos estudantes da lista de suplência da Chamada Escolar 2026

Teve início, nesta quarta-feira (21), o período de chamamento dos estudantes que integram a lista de suplência da Chamada Escolar 2026. A Secretaria da Educação (Sedu) informa que essa etapa ocorre após o encerramento da confirmação das matrículas e contempla exclusivamente as escolas da Rede Pública Estadual que apresentam vagas disponíveis em determinadas séries, anos