Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Projeto interdisciplinar integra jogos motores e cálculos matemáticos com alunos da EEEFM Marinete de Souza Lira

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, participaram nas primeiras semanas de junho do projeto “Na Mira da Matemática”. A proposta, conduzida pela professora Camila Lima Lomba Marins, teve como objetivo explorar as conexões entre o movimento corporal e a Matemática, estimulando tanto o raciocínio lógico quanto a coordenação motora.

Ao longo das aulas, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram de jogos e desafios que envolviam lançamentos, alvos e medições, como arremessos de objetos leves, circuitos de pontaria e marcações em quadra. Durante as práticas, foram aplicadas noções matemáticas como estimativa de distâncias e lançamento, contagem de pontos, médias e porcentagens de acertos, favorecendo a compreensão concreta de conteúdos trabalhados em sala de aula.

Além do desenvolvimento físico, a atividade reforçou o pensamento estratégico, a análise de resultados e o trabalho em equipe. A utilização dos esportes de precisão como recurso pedagógico ampliou o significado da aprendizagem ao conectar disciplinas de maneira lúdica, participativa e significativa, promovendo o engajamento dos alunos em um ambiente dinâmico e colaborativo.

“Essa proposta interdisciplinar foi uma maneira criativa de aproximar os alunos da Matemática por meio do movimento. Os jogos de precisão despertaram o interesse dos estudantes e mostraram que é possível aprender conteúdos matemáticos de forma prática e divertida”, afirmou a professora Camila Lima Lomba Marins.

A aluna Ana Beatriz Mauricio da Silva da turma 6ºM2, do Ensino Fundamental, compartilhou sua impressão sobre a atividade: “Achei diferente e muito legal! Eu nunca tinha pensado que dava pra usar Matemática nos jogos. Aprendi sobre média e pontuação enquanto jogava com meus colegas. Foi uma aula divertida e ao mesmo tempo aprendi muito.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

CEEFMTI Afonso Cláudio promove projeto ‘Expressões Racistas: #DigaNãoRacismo’ e estimula reflexão sobre linguagem e respeito

CEEFMTI Afonso Cláudio promove projeto ‘Expressões Racistas: #DigaNãoRacismo’ e estimula reflexão sobre linguagem e respeito

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio desenvolveu, entre os dias 10 e 19 de setembro, o projeto “Expressões Racistas: #DigaNãoRacismo”, com o objetivo de conscientizar estudantes e professores sobre a origem e o impacto de termos racistas presentes no cotidiano e promover valores de respeito, equidade e