Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Projeto interdisciplinar integra jogos motores e cálculos matemáticos com alunos da EEEFM Marinete de Souza Lira

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, participaram nas primeiras semanas de junho do projeto “Na Mira da Matemática”. A proposta, conduzida pela professora Camila Lima Lomba Marins, teve como objetivo explorar as conexões entre o movimento corporal e a Matemática, estimulando tanto o raciocínio lógico quanto a coordenação motora.

Ao longo das aulas, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental participaram de jogos e desafios que envolviam lançamentos, alvos e medições, como arremessos de objetos leves, circuitos de pontaria e marcações em quadra. Durante as práticas, foram aplicadas noções matemáticas como estimativa de distâncias e lançamento, contagem de pontos, médias e porcentagens de acertos, favorecendo a compreensão concreta de conteúdos trabalhados em sala de aula.

Além do desenvolvimento físico, a atividade reforçou o pensamento estratégico, a análise de resultados e o trabalho em equipe. A utilização dos esportes de precisão como recurso pedagógico ampliou o significado da aprendizagem ao conectar disciplinas de maneira lúdica, participativa e significativa, promovendo o engajamento dos alunos em um ambiente dinâmico e colaborativo.

“Essa proposta interdisciplinar foi uma maneira criativa de aproximar os alunos da Matemática por meio do movimento. Os jogos de precisão despertaram o interesse dos estudantes e mostraram que é possível aprender conteúdos matemáticos de forma prática e divertida”, afirmou a professora Camila Lima Lomba Marins.

A aluna Ana Beatriz Mauricio da Silva da turma 6ºM2, do Ensino Fundamental, compartilhou sua impressão sobre a atividade: “Achei diferente e muito legal! Eu nunca tinha pensado que dava pra usar Matemática nos jogos. Aprendi sobre média e pontuação enquanto jogava com meus colegas. Foi uma aula divertida e ao mesmo tempo aprendi muito.”

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Equipes gestoras participam de formação para implantação da Educação em Tempo Integral em 2026

Equipes gestoras participam de formação para implantação da Educação em Tempo Integral em 2026

Nessas segunda-feira (05) e terça-feira (06), a Secretaria da Educação (Sedu) realizou, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), a Formação Inicial para as Equipes Gestoras das novas escolas que passam a ofertar a Educação em Tempo Integral em 2026. A formação reuniu 48 profissionais, entre diretores, coordenadores pedagógicos, coordenadores