Sustentabilidade na prática: Escola reutiliza água do ar-condicionado para cultivo de plantas

Sustentabilidade na prática: Escola reutiliza água do ar-condicionado para cultivo de plantas

A ação tem como objetivo principal despertar a consciência ambiental nos alunos, mostrando na prática como reutilizar recursos que normalmente seriam desperdiçados.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Florentino Avidos, localizada em Colatina, uma iniciativa criativa e sustentável está promovendo uma verdadeira transformação no olhar dos estudantes sobre o meio ambiente. Por meio de um projeto pedagógico interdisciplinar, a escola passou a reutilizar a água dos aparelhos de ar-condicionado da escola para regar sementes de flores e frutas, como maracujá, melancia, girassol, abacate, tomate e morango.

A ação, iniciada no primeiro semestre de 2025 e ainda em andamento, tem como objetivo principal despertar a consciência ambiental nos alunos, mostrando na prática como reutilizar recursos que normalmente seriam desperdiçados. A iniciativa ainda prevê a criação de placas com mensagens de conscientização feitas com madeira reaproveitada, além da construção de um jardim vertical utilizando garrafas PET.

Para a professora de Química Cristiane Costa da Silva, responsável pelo projeto, a experiência vai além dos conteúdos curriculares: “Ao desenvolver esse projeto com os alunos, percebi o quanto pequenas atitudes podem gerar grandes impactos. Ver a empolgação deles ao plantar as sementes e pensar em formas de cuidar do ambiente ao redor foi extremamente gratificante. Mais do que uma atividade escolar, foi uma vivência transformadora, que plantou ideias e valores que vão além da sala de aula”, disse.

A proposta busca estimular o pensamento crítico dos estudantes em relação ao consumo consciente, à sustentabilidade e ao impacto de suas ações no planeta. A participação ativa em todas as etapas — desde a coleta da água até o plantio — tem o objetivo de promover um aprendizado significativo, integrando conhecimentos de Ciências, Geografia e Cidadania, fortalecendo o senso de responsabilidade socioambiental.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Esportes de precisão se tornam aliados da Matemática em escola da Serra

Projeto interdisciplinar integra jogos motores e cálculos matemáticos com alunos da EEEFM Marinete de Souza Lira Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, participaram nas primeiras semanas de junho do projeto “Na Mira da Matemática”. A proposta, conduzida pela professora Camila Lima Lomba Marins, teve

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *