Espírito Santo manteve liderança nacional entre Redes Públicas Estaduais na média da redação

Espírito Santo manteve liderança nacional entre Redes Públicas Estaduais na média da redação

O Espírito Santo alcançou, em 2024, resultados expressivos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reafirmando o protagonismo da Rede Pública Estadual de Ensino no cenário educacional brasileiro. Com um crescimento de 54% no número de inscritos, mais de 22 mil estudantes das escolas estaduais encararam o desafio das provas neste ano, em um movimento que reflete o fortalecimento da cultura de participação e a confiança dos jovens na educação como caminho de transformação.

O número de estudantes presentes nos dois dias do exame também avançou de forma significativa: crescimento de 61% em relação a 2023. Mas não foi apenas na participação que os capixabas se destacaram. O Espírito Santo manteve a liderança nacional entre as Redes Públicas Estaduais na média da redação, alcançando 636 pontos, 16 a mais que no ano anterior. Quase mil estudantes atingiram notas acima de 900 pontos na redação, um crescimento de 36% em comparação a 2023. Entre esses jovens, dois chegaram próximos da nota máxima, conquistando 980 pontos.

Em Matemática, o desempenho também avançou: a nota mais alta obtida por um estudante da Rede Estadual em 2024 foi de 939 pontos, superando em 5% o melhor resultado do ano anterior. Já em Ciências Humanas, a rede pública capixaba manteve sua consistência, com média próxima de 770 pontos.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, frisou que os resultados são fruto de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, como a ampliação do Pré-Enem, a oferta da plataforma de correção de textos a todas as séries do Ensino Médio, além do reforço no programa de recomposição das aprendizagens e a diversificação dos gêneros literários trabalhados em sala de aula.

“Mais do que números, o desempenho alcançado revela trajetórias pessoais marcadas por esforço, disciplina e sonhos. Cada presença confirmada no exame, cada redação acima dos 900 pontos, representa um estudante que escolheu acreditar na escola pública como ponte para o futuro. No Espírito Santo, a educação segue como ferramenta de transformação de vidas”, afirmou o secretário Vitor de Angelo.

Envie sua sugestão de pauta para: 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Estudantes da Rede Municipal vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva

Estudantes da Rede Municipal vivenciam experiências do Programa Escola do Futuro na Escola Elisa Paiva

A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência prática e imersiva no Programa Escola do Futuro. Na última quarta-feira (20), estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Padoani, de Conceição do Castelo, participaram de uma visita pedagógica ao Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio