Chamadão da EJA: Sedu realiza ação nos terminais da Grande Vitória

Chamadão da EJA da Sedu desembarca no Terminal de Laranjeiras

Nesta sexta-feira (25), das 13h às 16h, a campanha do “Chamadão da EJA” da Secretaria da Educação (Sedu) desembarca no Terminal de Laranjeiras, na Serra. A ação de mobilização para atrair novos estudantes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Espírito Santo acontece desde essa segunda-feira (21) e já passou pelos terminais rodoviários de Jardim América, em Cariacica; Vila Velha, e Carapina, na Serra.

A gerente de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger, ressaltou que até o momento, somente nos terminais, mais de duas mil pessoas foram abordadas pelas equipes da gerência da EJA. “Nosso objetivo é estar onde as pessoas estão, facilitando o acesso às informações sobre a EJA e mostrando que é possível retomar os estudos em qualquer fase da vida”, destacou.

A iniciativa visa a fortalecer a divulgação do programa, que está com as inscrições abertas em todo o Estado para novos alunos. A ação se soma às atividades desenvolvidas anteriormente nas escolas e pontos estratégicos de Vitória, incluindo plantões tira-dúvidas e panfletagens. Ao todo, 14.801 estudantes estão matriculados atualmente na EJA regular, em 194 escolas da Rede Pública Estadual.

Educação Jovens e Adultos (EJA)

Quem pode se matricular na EJA?

A EJA é destinada a jovens, adultos e pessoas idosas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade social convencional. Para ingressar na EJA Fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos. Já para a EJA Médio, é preciso ter 18 anos ou mais.

Quais os tipos de modalidades de EJA a rede oferece?As ofertas estão disponíveis nas modalidades presencial e semipresencial, por meio dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), localizados nos municípios de Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares e e dos Núcleos de EJA, distribuídos em quase território capixaba.

Como se matricular?Para efetuar a matrícula, basta procurar uma escola da rede estadual que oferte a EJA, portando um documento de identificação, certidão de nascimento, comprovante de residência, cartão de vacinação e, se possível, o histórico escolar. Caso o estudante não tenha toda a documentação exigida no momento da matrícula, ainda assim poderá se inscrever, sendo orientado a apresentar os documentos pendentes em prazo acordado com a escola. Essa medida segue a orientação da Resolução CEE nº 3.777/2014, que estabelece que a ausência de documentação não deve impedir o acesso do estudante à EJA, desde que ele se comprometa a regularizar a situação.

Quais as ofertas de EJA a rede oferece?

  • EJA Diurna

Oferta de Educação de Jovens e Adultos no período diurno, é destinada a quem pode estudar durante o dia. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período da manhã ou da tarde (a depender da organização de cada escola). A oferta considera disciplinas da base nacional comum, atividades de formação cidadã e projetos integradores. Ideal para quem trabalha a noite e não pode frequentar a escola no noturno.

  • EJA Profissional

Integra os estudos da EJA com cursos de qualificação profissional, permitindo que o estudante avance na escolarização e ao mesmo tempo se prepare para o mundo do trabalho. Está presente em diversas escolas da rede e os horários podem variar entre diurno e noturno, conforme a organização de cada unidade. As vagas estão abertas para jovens e adultos que desejam concluir seus estudos com uma qualificação técnica inicial.

  • EJA Noturna (Regular)

Modalidade tradicional da EJA, com funcionamento à noite, normalmente das 18h00 às 22h10, em escolas da rede estadual. Indicada para quem trabalha durante o dia. Atualmente, mais de 14 mil estudantes estão matriculados na EJA regular em escolas em todo o Espírito Santo.

  • EJA Prisional

Voltada para pessoas privadas de liberdade, é ofertada dentro das unidades prisionais por meio de uma parceria entre a Sedu e a Sejus. A proposta garante o direito à educação, respeitando a rotina e a segurança dos espaços prisionais. A carga horária é adaptada às condições específicas de cada unidade. Familiares de pessoas que se encontram em situação de privação de liberdade, podem se informar com as equipes pscissocias e pedagógicas das unidades, manifestando o interesse do familiar em estudar.

  • EJA na Socioeducação

Atende adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, como internação ou semiliberdade, nas unidades do Iases. A oferta busca garantir o direito à escolarização e contribuir para o processo de responsabilização e reinserção social desses jovens. Os horários são organizados de acordo com as rotinas das unidades. Quando o adoslecente adentra ao sistema, sua inserção na escola é uma das condições de ressocialização exigidas como parte da medida.

Envie sua sugestão de pauta para: 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Escola Senador Dirceu Cardoso lança catálogo digital sobre Sítio Histórico de Muqui

Escola Senador Dirceu Cardoso lança catálogo digital sobre Sítio Histórico de Muqui

Projeto pedagógico do Pipat valoriza o patrimônio cultural capixaba por meio da pesquisa, visitas e protagonismo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. O Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat) realizado pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Estadual de Educação de Ensino Médio em Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *