Publicado em
27/08/2025 16h39
Atualizado em
27/08/2025 17h44
Brasília (DF), 27/8/2025 – Convidado para discursar na abertura do II Fórum Regional sobre Proteção Integrada de Fronteiras, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, abordou a atuação e os desafios diário dos militares e agentes de segurança pública na proteção de áreas sensíveis do país contra ações ilícitas. O encontro foi promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Itaipu, Foz do Iguaçu (PR), e segue até quinta-feira (28).
“Especialmente na faixa de fronteiras, temos a participação de organizações e ações do , como o SISFRON [Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras], o Censipam [Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia], várias Organizações Militares, a execução das Operações Ágata, o estabelecimento de Pelotões Especiais de Fronteira e muitos outros instrumentos”, salientou.
Nesta edição, o evento proporciona um debate entre governo e sociedade civil sobre estratégias para aprimorar políticas públicas de proteção integrada de fronteiras no arco Sul-Sudeste. São dois dias voltados para a discussão da segurança e da proteção da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, focada no combate a ilícitos, como tráfico de drogas, crimes ambientais e transfronteiriços.
Na ocasião, José Mucio destacou, ainda, a atuação das Forças Armadas em operações conjuntas de defesa nacional e em apoio aos órgãos de segurança pública e ambiental no último ano. “O Governo Federal faz a sua parte. A Defesa participa ativamente. A união de esforços faz a diferença. Sigamos unidos e decididos a fazer a diferença. Ações como as operações Ágata, Yanomami, Catrimani e de Garantia da Lei e da Ordem nos Portos e Aeroportos são mostras de nossa capacidade e determinação”, enfatizou.
Além de buscar um debate multidisciplinar sobre defesa e segurança nacional, o Fórum faz parte de um ciclo de debates voltado ao incremento da segurança, desenvolvimento sustentável, integração regional e direitos humanos. O primeiro Fórum foi realizado na cidade de Manaus (AM), em setembro de 2024. Os debates visam subsidiar as políticas públicas relativas às fronteiras e também promover os Gabinetes de Gestão Integrada de Fronteiras (GGIFs).
Por Helena L’acosta
Fotos: Djalma Martins/ Ascom GSI
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(61) 2023-5321