Presidente do Republicanos destacou urgência em modernizar o serviço público sem atacar servidores
29/8/2025 – 10:21
Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), manifestou apoio à proposta de reforma administrativa. A fala foi durante a participação no Fala Brasília desta semana, quadro do Balanço Geral da Record Interior SP.
Para o parlamentar, a agenda da modernização do Estado deve ser tratada com urgência e com foco no cidadão.
Na última segunda-feira (25), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos‑PB), anunciou pelas redes sociais no próximo dia 03, a primeira reunião da Comissão Geral na Câmara dos Deputados que vai debater a reforma administrativa com mais profundidade. Segundo Hugo, “o Estado brasileiro não está funcionando na velocidade da sociedade” e “quando o Estado falha, é o cidadão quem paga a conta”.
O debate representa uma oportunidade de confrontar, com participação de especialistas, parlamentares e representantes da sociedade civil, os diversos aspectos da proposta, indo além das análises que ocorrem nas votações comuns no plenário.
Urgência da reforma
Embora ainda não tenha se pronunciado diretamente sobre os detalhes da reforma, Marcos Pereira reforçou a necessidade da pauta. “Isso significa ter um estado mais moderno, mais justo, mais eficiente, com menos burocracia e mais resultado para você, cidadão, que depende de saúde, educação e segurança pública. A proposta da reforma não ataca o servidor público que merece respeito”, disse.
O procurador da Câmara dos Deputados também pontuou os principais pontos que a reforma pode mudar. “O foco está em cortar privilégios da elite do funcionalismo, eliminar abusos como férias de 60 dias, combater os supersalários e permitir, por exemplo, demissão em caso de baixo desempenho. Medidas básicas que já deveriam ter sido adotadas há muito tempo”, explicou.
Por fim, Marcos Pereira comentou sobre a importância de se discutir e aprovar com urgência a Reforma Administrativa. “Não dá mais para adiar. O Brasil precisa de um estado mais leve, moderno e comprometido com o bem-estar da população”, finalizou.
Para acompanhar o Fala Brasília desta semana, CLIQUE AQUI.
Veja também:
Marcos Pereira comenta sobre cortes no orçamento das agências reguladoras
e Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Marcos Pereira
Presidente Nacional do Republicanos |
Procurador Parlamentar da Câmara |
Deputado Federal (SP)