Será que a carreira de médico-veterinário é ideal para mim? – Portal Cães e Gatos

Será que a carreira de médico-veterinário é ideal para mim? – Portal Cães e Gatos

Quem nunca se perguntou se estava cursando a faculdade certa ou se tinha feito a matricula no curso ideal? Na hora de escolher uma profissão, muitas dúvidas podem surgir antes, durante e até depois de iniciar os estudos, e com quem escolhe ser médico-veterinário não é diferente.

– PUBLICIDADE –

Pensando nisso, conversamos sobre o tema com Sibele Konno, diretora médica do Grupo Pet Care e médica-veterinária com pós-graduação em Medicina Intensiva Veterinária pelo Programa de Aprimoramento Veterinário (PAV-SP), que falou um pouco sobre a rotina dos profissionais da área.

Cães e Gatos: Como saber se a Medicina Veterinária é realmente a carreira certa para mim depois de formado?

Sibele: Saber que está na área certa após a formação é mais uma construção pessoal do que uma lista de checagem. Em se tratando de Medicina Veterinária, acredito que há dois pontos importantes que muitos não percebem: o primeiro é a vocação para a área e seus diversos campos de atuação e entender a aptidão sem a visão romântica que temos quando entramos na faculdade ou estamos sentados na sala de aula. O segundo ponto é estar confortável com as atividades de trabalho exercidas e os desafios da profissão. Não pelo conformismo, mas por compreender que nenhuma ocupação é perfeita e como enxergamos e o que podemos fazer dela uma profissão melhor faz parte de um processo de amadurecimento e de entendimento se está no trabalho certo.

Cães e Gatos: Quais são os principais desafios e recompensas da profissão?

Sibele: Os principais desafios são a desvalorização do profissional, que se inicia desde a formação, desconhecimento da classe sobre Educação Financeira, Administrativa e Jurídica e desinteresse pelos Códigos de Conduta e Ética Profissional.

Então, ao entrar no mercado de trabalho, o médico-veterinário nem sempre encontra boas oportunidades ou enxerga as boas iniciativas dos setores e nem sempre está preparado para elas. Somado a isso, há o risco de “burnout” e de sobrecarga emocional por ser uma atividade que lida com perdas e decisões difíceis.

Já as melhores recompensas são as vidas que são mudadas pela nossa profissão, seja a de um animal, seja a de um responsável ou de uma família que foi impactada pela qualidade do serviço de um veterinário.

Quando podemos retribuir à sociedade e ter o reconhecimento através do nosso trabalho, é ótimo. Além disso, trabalhar com animais na maior parte do dia, ter a oportunidade de sempre estar aprendendo e conhecer pessoas diferentes fazem a rotina do médico-veterinário ser sempre recompensadora.

Será que a carreira de médico-veterinário é ideal para mim?
Sibele Konno, diretora médica do Grupo Pet Care (Foto: Reprodução)

Cães e Gatos: É normal se sentir frustrado ou inseguro na ocupação de médico-veterinário nos primeiros anos de atuação?

Sibele: Claro! Muitas vezes carregamos uma visão romantizada da Medicina Veterinária e que nos primeiros anos de carreira fica mais evidente. O fato de iniciar algo novo também gera medo e insegurança, o que pode aumentar a frustração.

A realidade é que ganhamos experiência com a mão na massa, por isso os cursos de aprimoramento e de residência são muito importantes nesse começo. Caso não sejam uma realidade, encontrar um mentor médico-veterinário é uma alternativa. Além disso, aproveitar os estágios curriculares e cursos extracurriculares também é de grande ajuda.

Cães e Gatos: Quais sinais indicam que devo investir em uma especialização dentro da Medicina Veterinária?

Sibele: A especialização deve ser um caminho quando existe uma maturidade nas atividades exercidas e há um desejo de aprofundar os estudos. Muitos optam por este caminho também por uma facilidade e vocação com a área, como, por exemplo, buscar a profissionalização em cirurgia.

Até pela abrangência da Medicina Veterinária, procurar a especialização para se tornar um “expert” no assunto ou aprimorar os seus conhecimentos é o caminho mais natural. Existe também a possibilidade de se profissionalizar no intuito de mudar de área dentro da própria veterinária, como Marketing, Gestão, Planejamento de Dados e Epidemiologia.

Cães e Gatos: Como escolher a especialização veterinária ideal de acordo com meu perfil profissional e emocional?

Sibele: Entendo que cada área tem seus desafios e recompensas. Porém, a característica mais comunicativa pode ser interessante para as áreas comerciais, marketing e em diversas especialidades clínicas; para os que são mais analíticos e investigativos, as áreas de pesquisa e ensino costumam ser mais atrativas, como a Patologia Clínica. Por outro lado, perfis executivos são interessantes nos cargos de liderança ou em que decisões rápidas devem ser tomadas, como na Medicina Intensiva ou Cirurgia.

Um ponto de atenção: os perfis são adaptáveis e todos cabem dentro de cada especialidade. Para tanto, basta maturidade emocional e autoconhecimento para entender o que é um esforço que leva ao crescimento e o que é um esforço que leva ao sofrimento. Não existe uma fórmula certa nem receita pronta.

Cães e Gatos: A rotina e a carga emocional da Medicina Veterinária valem a pena a longo prazo?

Sibele: O dia a dia pode ser mais intenso, principalmente nos primeiros anos da profissão, pois existe uma descoberta e adaptação dentro da rotina de trabalho. A carga emocional sempre existirá, e a forma como lidamos com as nossas emoções é o que mais impacta.

É esperado que o ser humano sinta um misto de sentimentos, como em qualquer outra carreira – e que tenha dias bons e ruins. Não temos uma ocupação perfeita, assim como não somos perfeitos e nem a vida é.

Frustração, medo, raiva, dor, tristeza são sentimentos que podem aparecer, assim como a alegria, calma, felicidade e orgulho. O que não é normal é quando há desequilíbrio constante destes sentimentos. A busca por ajuda nestes casos se faz necessária.

Cães e Gatos: Vale a pena financeiramente se especializar na Medicina Veterinária no Brasil?

Sibele: Sim, vale, principalmente se o esforço para a profissionalização veio de um desejo ou vocação, pois se especializar pelo aspecto financeiro somente pode trazer uma frustração que não se compensa em números.

Em se tratando de mercado de trabalho, especialistas reconhecidos e diplomados são poucos, por isso existe uma notoriedade quanto ao serviço escolhido. Lembrando que algumas especialidades podem trazer um retorno financeiro mais rápido que outras.

Será que a carreira de médico-veterinário é ideal para mim?
Escolher uma profissão depende de vontade e vocação, e profissionalização pode ser o caminho para ajudar no sucesso dessa caminhada (Foto: Reprodução)

FAQ sobre a escolha da carreira de médico-veterinário

Como saber se a Medicina Veterinária é a escolha certa após a formação?

Saber se está na ocupação certa é uma construção pessoal, que envolve compreender a própria aptidão, sem uma visão romantizada da profissão, e estar confortável com as atividades exercidas e os desafios enfrentados. 

Quais são os principais desafios enfrentados pelos médicos-veterinários no início da carreira?

Entre os principais desafios estão a desvalorização profissional desde a formação, a falta de preparo em áreas como educação financeira, administrativa e jurídica, além da sobrecarga emocional e do risco de burnout. A adaptação ao mercado de trabalho e o enfrentamento de perdas e decisões difíceis também fazem parte da rotina.

Quando vale a pena investir em uma especialização nesta área?

A especialização é indicada quando existe maturidade nas atividades exercidas e desejo de aprofundar os estudos. Ela pode ocorrer tanto por vocação e afinidade com uma área específica, quanto como forma de aprimorar conhecimentos ou até mudar de área dentro da própria Medicina Veterinária.

CFMV regulamenta atendimento médico-veterinário domiciliar para pets de pequeno porte

O médico-veterinário tira férias? Saiba mais sobre os seus direitos

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Conheça Max, o border collie que ajuda a combater o tráfico no Aeroporto de Brasília – Portal Cães e

Conheça Max, o border collie que ajuda a combater o tráfico no Aeroporto de Brasília – Portal Cães e

O combate ao tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Brasília ganhou um reforço especial — e de quatro patas.  - PUBLICIDADE - No fim de dezembro, a Receita Federal passou a contar com Max, um border collie treinado para atuar em ações de fiscalização e detecção de entorpecentes como maconha, cocaína e ecstasy. Além

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *