Número de atendimentos do Projeto Rondon no Paraná ultrapassa 45 mil

Número de atendimentos do Projeto Rondon no Paraná ultrapassa 45 mil


Publicado em

09/02/2026 11h59


Atualizado em
09/02/2026 16h54


Brasília (DF) – 9/2/2026
O Projeto Rondon, coordenado pelo , registrou 45.473 pessoas atendidas com suas ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável no Paraná. O número expressivo foi alcançado na Operação Pé Vermelho, realizada de 24 de janeiro a 5 de fevereiro, em 12 municípios da região do Vale do Ivaí. 

.
.

Durante as duas semanas de atividades, foram, ao todo,1.561 oficinas práticas, com a entrega de 18.690 mil certificados. As ações contemplaram áreas como educação, saúde, comunicação, tecnologia, meio ambiente, trabalho, cultura, direitos humanos e justiça. Os resultados foram divulgados sexta-feira (6), em cerimônia de encerramento na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), em Apucarana (PR). 

Para o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do , Idervânio da Silva Costa, o balanço positivo das atividades confirma a relevância da iniciativa. “O Projeto Rondon é cidadania.  A gente une o conhecimento universitário com o conhecimento da vida real para transformar histórias. A cada momento, a cada férias, a gente visita uma região do Brasil, onde podemos atender às demandas da população mais carente”, explicou o secretário.

Foto encerramento2.jfif
.

A assistente social Caroline Ariadne Figueira Gomes Silva, da prefeitura de Rio Branco do Ivaí, confirmou a importância do Projeto e disse estar grata pela oportunidade. “O Rondon traz bastante conhecimento por meio das oficinas. Eu trabalho com crianças e adolescentes e pude adquirir muito conhecimento. Agora eu repasso para outras pessoas”, afirmou.

À frente das atividades que impactaram a vida de Caroline e tantas outras pessoas de comunidades no Paraná, 252 estudantes e professores (rondonistas), de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) de nove estados brasileiros, compartilharam conhecimento e soluções sustentáveis para os desafios locais.  

Segundo o rondonista José Roberto Soares de Melo, estudante de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a experiência foi transformadora. “Apesar da distância geográfica muito grande, a gente se aproxima quando se trata de cultura, de querer algo para o nosso país e querer aprender e a dividir conhecimentos. Realmente é um projeto muito especial. Eu não vou sair daqui da mesma forma que cheguei “, declarou o estudante, que integrou a equipe do município de Rosário do Ivaí.

Foto encerramento4.jfif
.

O Projeto Rondon é uma ação interministerial coordenada pelo . Por meio da iniciativa, universitários e professores, chamados rondonistas, atuam em parceria com comunidades locais, levando conhecimento e soluções sustentáveis para desafios regionais. Desde 2005, as 99 operações realizadas já impactaram, aproximadamente, 2 milhões de brasileiros.

A 100ª edição do Projeto Rondon – Operação Carimbó será realizada em municípios do estado do Pará, no mês de julho.

Leia também: 

Cidadania: Projeto Rondon beneficia 48 mil ribeirinhos no Amazonas

Por Bruna Lima
Fotos: Jairo Silva dos Santos – Rossi Comunicação e SD Kleisson – 30 BIMec / Fonte: Sepesd

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)

(61) 2023-5321

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no Espírito Santo

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no Espírito Santo

Foto: Asscom/Seag O primeiro levantamento da safra de café 2026 no Espírito Santo aponta um cenário positivo para a cafeicultura capixaba. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total estimada é de 19 milhões de sacas, o que representa crescimento de 9% em relação à safra 2025. Os dados, que refletem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *