Em suma, segundo pacientes, uma médica ficou até 2 horas seguidas, sozinha dentro de uma das salas, sem chamar ninguém. Deixando a entender que era estagiária e que não queria trabalhar, com muita má vontade. Em outro momento, ela simplesmente saiu e deixou a sala vazia. E ninguém sabia onde ela estava.
O médico que assinou a requisição acima, estava suando muito dentro de uma sala e disse: “desumano o que estão fazendo com a gente”, reclamando da falta de ar condicionado adequado, dentre outras coisas. Nesse caso, esse médico estava atendendo praticante sozinho no domingo.
A demora nos atendimentos de retorno e consulta, revoltaram vários pacientes que estavam em busca de médicos plantonistas. Isto é, deixando a entender que era melhor fechar de uma vez o UPA, em todos os domingos e feriados.
Upa é para atendimento de urgência! Se o paciente não ė classificado urgência, melhor voltar para casa.
Médico também é gente!!! Estava outro dia para ser atendida e vi uma médica na sala de atendimento quase desmaiando pelo calor!! Eu mesmo quando entrei na sala, já passei mal.
Infelizmente a finalidade da UPA está sendo deturpada. Por falta de estratégia de saúde adequada por parte do município, as Unidades Básicas de Saúde não possuem recursos e profissionais suficientes, fazendo que a “Unidade de Pronto Atendimento”, que deveria apenas atender casos de urgência e emergência, a realizar consultas e retornos.
A quantidade de profissionais de uma UPA é calculada para sua finalidade, quando lhe imputamos outros tipos de atendimento, geramos uma sobrecarga na estrutura de atendimento e nos profissionais que ali prestam serviço.
Quanto ao ar condicionado com defeito, o povo escolheu um prefeito de muitas obras e quase nenhuma manutenção, a conta pela escolha chega um dia.