A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, na última quarta-feira (16), uma ação formativa voltada ao fortalecimento da gestão pedagógica na Rede Pública Estadual de Ensino. A iniciativa reuniu técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SRE), com o objetivo de qualificar esses profissionais para atuarem como formadores regionais.
Durante o encontro, os participantes vivenciaram uma formação que equilibra teoria e prática, com foco no desenvolvimento de planos de ação pedagógica adaptados às realidades locais. Os conteúdos abordaram desde o papel do técnico como agente de mentoria até o uso de materiais formativos e sequências didáticas pensadas para promover o acompanhamento pedagógico qualificado nas unidades escolares.
De acordo com a gerente Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope), Karoliny Mendes, a ação representa um passo estratégico na ampliação das políticas de recomposição das aprendizagens. “A proposta busca garantir que as práticas pedagógicas cheguem às escolas com maior alinhamento e eficácia, respeitando as especificidades de cada território”, frisou a servidora.
Intitulada “Gestão Pedagógica na Recomposição: Formadores”, a formação buscou valorizar o protagonismo dos técnicos regionais, reconhecendo seu papel fundamental como multiplicadores de saberes e práticas. “Ao investir na capacitação desses profissionais, a Sedu aposta na construção de uma rede formativa robusta, capaz de estimular a cultura de aprendizagem contínua entre coordenadores pedagógicos, pedagogos e demais educadores”, complementou Karoliny Mendes.
Já a gerente do Ensino Médio, Endy Albuquerque, destacou que diferencial do encontro está justamente nessa articulação entre conhecimento técnico e aplicação prática, potencializando a capilaridade das ações de recomposição e fortalecendo o trabalho desenvolvido nas escolas: “Com isso, o processo formativo contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes da Rede Estadual, assegurando que nenhum fique para trás no percurso educacional.”