Governo do Estado avança na oferta de cirurgias vasculares inéditas e mais acesso à oftalmologia na região sul

Governo do Estado avança na oferta de cirurgias vasculares inéditas e mais acesso à oftalmologia na região sul

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), deu mais um passo importante na ampliação do acesso à saúde especializada na região sul. Nesta quarta-feira (04), o governador Renato Casagrande inaugurou o novo serviço de Atenção em Angiologia e Cirurgia Vascular não estética e anunciou a ampliação do serviço de Atenção em Oftalmologia no município de Cachoeiro de Itapemirim.

“Hoje estamos dando mais um passo na área da saúde, mas iniciamos esse trabalho lá atrás. É muito bom ter um Estado com capacidade de fazer esses investimentos, descentralizar serviços e dar mais dignidade aos cachoeirenses, que agora não precisam mais sair da cidade para fazer uma consulta e um exame oftalmológico. As cirurgias vão seguir sendo realizadas em Alegre, mas em breve teremos um centro cirúrgico neste local e vamos passar a ter as cirurgias sendo realizadas aqui na cidade”, afirmou o governador.

Casagrande destaca que a ação beneficia 26 municípios do sul capixaba, marcando um avanço inédito na oferta de procedimentos da área na rede pública estadual na região. “Hoje as pessoas olham para o Espírito Santo e veem um Estado organizado, respeitado e quem mora aqui sente ânimo e orgulho. O caminho está certo e o que precisamos é manter o rumo certo para que seja aperfeiçoado com o tempo.”A ação integra o Programa Saúde Mais Perto, que tem como objetivo descentralizar e regionalizar os atendimentos especializados, facilitando o acesso da população e reduzindo as filas de espera. Com o credenciamento, a população passou a contar com uma linha de cuidado em cirurgia vascular, que contempla consultas médicas especializadas em angiologia e cirurgia vascular, exames de ultrassonografia com doppler venoso e arterial de membros, tratamento esclerosante (aplicação de espuma) para varizes dos membros inferiores, entrega de meias de compressão personalizadas conforme prescrição, além de trombectomia e cirurgia invasiva de varizes em casos de complicações.O investimento anual previsto para o novo serviço é de R$ 6,67 milhões. A estimativa é de uma média mensal de 1.120 atendimentos na Região Sul, sendo 430 consultas em angiologia adulto, 390 em cirurgia vascular adulto e 300 procedimentos de tratamento esclerosante não estético de varizes dos membros inferiores (unilateral).“Estamos promovendo uma verdadeira transformação no acesso à saúde vascular na Região Sul. São procedimentos que, até então, eram escassos na rede pública e que agora passam a ser realizados perto de casa. Isso significa mais cuidado, mais dignidade e menos deslocamento para quem precisa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

“Com a nova linha de atenção em angiologia e cirurgia vascular, demos mais um passo na regionalização da saúde pública, tirando a sobrecarga dos grandes centros e cuidando melhor das pessoas em sua própria região”, afirmou a superintendente regional de Saúde, Samilla Figueira.Além da implantação do novo serviço vascular, a Sesa também avançou na descentralização da Atenção em Oftalmologia, com o início dos atendimentos de consultas e exames especializados, também na clínica “20/20 Serviços Médicos”, em Cachoeiro de Itapemirim.

O credenciamento contempla consultas em oftalmologia pediátrica, glaucoma, retina, estrabismo e aplicação intravítrea, além de exames de alta complexidade, como campimetria, retinografia, paquimetria, topografia de córnea e tomografia de coerência óptica (OCT). Os procedimentos cirúrgicos oftalmológicos continuam sendo realizados na unidade contratualizada, no município de Alegre e no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.

Os atendimentos em oftalmologia e cirurgia vascular estão sendo realizados na unidade própria da empresa credenciada,  localizada na Rua Dom Fernando, nº 71 – Bairro Independência.Para ter acesso a qualquer um dos dois serviços, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência em seu município, onde será inserido no Sistema Estadual de Regulação.É indispensável que o cadastro do usuário esteja atualizado na UBS, especialmente o número de telefone, pois, após a autorização do procedimento, o paciente é comunicado por SMS e também por ligação telefônica.Também estiveram presentes diversos prefeitos representados pelo anfitrião, Theodorico Ferraço; além dos deputados estaduais Allan Ferreira e Dr. Bruno Resende.
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.comAssessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
imprensa@saude.es.gov.brAssessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira
greicesantos@saude.es.gov.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (22), da solenidade de autorização para a instalação do curso de Medicina no campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da