fbpx
Dia de Reis: História e Costume

Dia de Reis: História e Costume

Dia de Reis: História e Costumes no Brasil e no mundo.

Acima de tudo, celebrado no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis é normalmente conhecido como o momento em que se encerram as festas natalinas, desmontando assim a árvore de Natal.

Contudo, para os católicos, é o dia para a veneração aos Reis Magos. E em outras palavras, a tradição surgida no século VIII, ainda converteu os santos Melchior, Gaspar e Baltazar.

Ainda assim, em Portugal e na Galiza, o Bolo de Reis possui grande tradição sendo fabricado com um brinde. Ou seja, a pessoa que encontra o brinde deve trazer o bolo no ano seguinte.

Já no Brasil, culturalmente influenciado por Portugal, esta tradição tem muito, do que é feito no país europeu. Por aqui é comemorada com comidas típicas e até o ano de 1967, era um feriado nacional por ser considerado dia santo.

Após alterações na legislação, o Dia de Reis e outras comemorações católicas deixaram de existir no calendário de feriados oficiais.

Enquanto isso, na Espanha…

Em conclusão, em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer o Bolo de Reis.

Na França e em Quebec (no Canadá), come-se o Galette des Rois (Bolo de Reis), que contém um brinde no seu interior. O bolo vem acompanhado de uma coroa de papel e quem encontrar o brinde na sua fatia, será coroado e terá de oferecer o bolo no ano seguinte.

No fim, não é uma história bíblica, nem tão pouco uma doutrina bíblica a ser seguida, mas faz minimamente, a economia girar.

Dia de Reis: História e Costume… Acima, as estátuas dos Reis Magos em Natal, RN.

 

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Carta Aberta aos Cristãos do Brasil

Carta Aberta aos Cristãos do Brasil

Carta aberta aos Cristãos, de Guarapari, ES e Brasil Graça e paz, irmãos em Cristo. …