Dia Internacional da Tireoide: Atenção para Distúrbios da Glândula

Dia Internacional da Tireoide: Atenção para Distúrbios da Glândula

             Segundo o médico Stanley Bittar, boa parte da população sofre com problemas relacionados sem saber

No último dia 25 de maio foi comemorado o Dia Internacional da Tireoide. Essa glândula que produz hormônios essenciais para o funcionamento do organismo é responsável por funções que muita gente nem imagina. É por isso que a data, lançada em 2008 pela Federação Internacional de Tireoide, tem como objetivo ajudar na conscientização e entendimento dos distúrbios da glândula.

Segundo o médico e empresário Stanley Bittar, CEO da Stanley´s Holding, que atua em diversos setores, incluindo educação, saúde, beleza, bem-estar, tecnologia, investimento, fintechs e startups, cerca de 1,6 bilhão de pessoas no mundo podem ter algum problema na tireoide e, no Brasil, por volta de 15% da população também não estaria com a tireoide funcionando bem. “Existe muita falta de conhecimento sobre o tema. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto YouGov mostrou que somente 24% dos entrevistados sabiam que problemas na tireoide poderiam prejudicar a fertilidade, por exemplo. E quando essa glândula não está funcionando bem, ela pode liberar hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente, afetando todo o organismo”, conta.

O médico explica que as doenças na glândula são frequentes e que, quando ela deixa de produzir hormônios em quantidade adequada, acontece o hipotireoidismo, que faz com o organismo comece a  funcionar mais lentamente. “Ou seja, o coração bate mais devagar, o intestino fica preso e o crescimento pode ficar comprometido. Há muita fadiga e fraqueza”, afirma.

Já quando a produção é excessiva, acontece o hipertireoidismo, quando o corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara, o intestino pode soltar, e há muita energia, mas também muito cansaço. “Tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, pode ser que ocorra o aumento no volume da tireoide, chamado bócio”, diz o médico.

A detecção de problemas na tireoide, segundo Stanley Bittar, envolve a avaliação de sintomas clínicos, exames físicos e testes laboratoriais. “Apesar de não haver nenhuma dieta ou cuidado que possa impedir o aparecimento de distúrbios, é importante estar atento a possíveis alterações no volume da glândula e também aos sintomas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, procurando auxílio médico o quanto antes”, orienta.

Confira as funções principais da tireoide no organismo:

  • Regulação do Metabolismo: a tireoide responde pelo funcionamento da temperatura do corpo, ritmo cardíaco e digestão, entre outros.
  • Crescimento e Desenvolvimento: os hormônios da tireoide são especialmente importantes durante o crescimento e o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso.
  • Manutenção do Sistema Nervoso Central: a função neurológica depende de uma tireoide funcionando bem. “Esses hormônios têm influência sobre o estado de alerta, a memória, a velocidade de reação e a capacidade de concentração das pessoas”, afirma Stanley.
  • Regulação dos Ciclos Menstruais: uma tireoide que não está regulada pode causar infertilidade, complicações na gravidez e  irregularidades menstruais.
  • Peso corporal: dependendo da produção de hormônios – em excesso ou em falta – é possível ganhar ou perder peso.
  • Impactos no coração: A tireoide ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão. Se estiver desregulada pode causar taquicardia, hipertensão e até insuficiência cardíaca.

Sobre Stanley Bittar

Stanley Bittar é empresário com mais de 20 anos de experiência em cirurgia plástica. Mestre em medicina estética e palestrante renomado, sua trajetória é marcada por um espírito empreendedor indomável, que o levou a se tornar referência internacional em transplantes capilares.

Como CEO da Stanley’s Holding, Stanley lidera um grupo que atua em diversos setores, incluindo educação, saúde, beleza, bem-estar, tecnologia, investimento, fintechs e startups, todos integrados em um ecossistema completo com mais de 1000 colaboradores. Também é fundador da Stanley’s Hair, uma rede de clínicas de transplante capilar que se tornou a número 1 da América Latina. Seu grande sonho sempre foi democratizar o acesso ao transplante capilar no Brasil e no mundo e assim tem feito. Para mais informações acesse www.stanleybittar.com

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Como se preparar e se comportar em uma entrevista de emprego

Como se preparar e se comportar em uma entrevista de emprego

Desenvolver habilidades e levar conhecimento aos jovens para que possam conquistar o primeiro emprego é …