Inteligência Artificial é alternativa para segurança no trânsito brasileiro

Com frota de 46 milhões de veículos, Inteligência Artificial é uma alternativa importante para segurança no trânsito brasileiro

Com as vias melhor monitoradas, ganham o gestor público pelo aumento da sua capacidade de operação, e a população, com mais segurança e rapidez no atendimento de ocorrências. Tecnologia pode, em breve, ser utilizada no Espírito Santo.

A frota circulante de automóveis em 2020 no Brasil – comerciais leves, caminhões e ônibus -, foi de 46,2 milhões de unidades, segundo levantamento anual realizado pelo Sindipeças, e os fabricantes estimam um crescimento nas vendas de carros novos de 15% em 2021. Para gerenciar esse imenso fluxo nas estradas e ruas do país é preciso contar com alternativas que auxiliem os órgãos públicos, tanto na segurança, quanto no controle.

Países com alto tráfego, como Polônia, Mongólia, Sérvia, China, Laos entre outros, já uniram inteligência artificial a equipamentos e softwares de gestão de trânsito.  Com essa junção inovadora, esses países já conseguem controlar semáforos para evitar congestionamentos, identificar veículos pelo reconhecimento da placa, além de modelo, cor e marca, e identificar veículos com motoristas transgressores das leis de trânsito, o que ajuda na segurança pública com a localização de veículos roubados ou procurados. “Com as vias melhor monitoradas, ganham o gestor público, pelo aumento da sua capacidade de operação, e a população, que conta com mais segurança e rapidez no atendimento de ocorrências como acidentes, queda de carga na pista, entre outros”, explica Guilherme Araújo, porta-voz do Consórcio Pedras Verdes, destacando que essa proposta pode, em breve, ser aplicada no Estado do Espírito Santo.

Um exemplo de tecnologia de IA (Inteligência Artificial) para a gestão do trânsito é a Plataforma Inteligente, da Dahua Technology que, dentre outras funcionalidades, faz o reconhecimento de placas em tempo real, registra entrada/saída de veículos, avaliação da trajetória, pesquisa de registro para investigação de veículos atuais e futuras, avaliação de atividades noturnas, entre muitas outras possibilidades.   Com a Inteligência Artificial Dahua ainda é possível capturar, com extrema precisão, as informações da placa dos veículos tanto em alta como em baixa velocidade – mesmo em condições meteorológicas adversas, sem a necessidade de uso de sensores externos. Essa tecnologia apresentou, em inúmeros testes feitos em situações reais, um índice de captura de imagens superior a 95% e um índice de assertividade de leitura de placas superior a 98%, incluindo motocicletas e veículos comerciais, com placas no padrão nacional e Mercosul.

A Inteligência Artificial vem sendo uma ferramenta importante para a aplicação do conceito “Cidade Segura” e “Cidade Inteligente” em diversas partes do mundo, trazendo mais segurança e praticidade para todos. Esse tipo de tecnologia já vem sendo utilizada na Europa, Ásia, América Latina e África. A Huawei, outra gigante multinacional, em 2018, já tinha mais de 60 programas de cidades inteligentes em 20 países. Um bom exemplo vem da Ucrânia, onde a Huawei e outra multinacional instalaram 4.100 câmaras de vigilância em Kiev, para ajudar as agências de segurança pública a monitorar a cidade. Mais de 60 câmeras também podem ler placas de veículos e possuem recursos de reconhecimento facial.

 

fonte: Paula Batista

Lide Multimídia (41)3016-8083

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Trump nomeia Musk para “Departamento da Eficiência Governamental”: e agora?

Trump nomeia Musk para “Departamento da Eficiência Governamental”: e agora?

A influência de Elon Musk no Governo dos EUA não é bem uma novidade. Desde Obama, Elon Musk já estabelecia relações muito próximas com temas de governo, especialmente na área de energia renovável e exploração espacial.  Só que, apesar de próximas, Musk era considerado um conselheiro informal. Agora, com Trump, esse status mudou significativamente. O