Nova legislação vai facilitar o controle do transporte de cargas

Nova legislação vai facilitar o controle do transporte de cargas

Congresso Nacional analisa a MP 1.051/2021 que institui o Documento Eletrônico de Transportes (DT-e)

Uma Medida Provisória está sendo analisada pelo Congresso Nacional e prestes a se tornar lei no país. A MP 1.051/2021 institui o Documento Eletrônico de Transportes (DT-e), exclusivamente digital, que deverá ser gerado e emitido antes da execução da operação de transporte de carga no país.

Segundo a Agência Senado, a proposta é unificar, reduzir e simplificar dados e informações, além de registrar e caracterizar cada operação de transporte. A medida também visa subsidiar a formulação, planejamento e implementação de ações no âmbito das políticas de logística e transporte. O documento deve trazer dados e informações cadastrais, contratuais, logísticas, sanitárias, de segurança, ambientais, comerciais e de pagamento, entre outras obrigações administrativas.

Estão incluídos como operação de transporte as movimentações de carga própria ou de terceiros com fins lucrativos. Os embarcadores — contratantes do transporte remunerado, o proprietário da carga, o expedidor ou o consignatário — terão como obrigação a geração, a solicitação de emissão, o cancelamento e o encerramento do DT-e emitido. Apenas um documento deverá ser gerado nos casos de operação de transporte multimodal de cargas realizada por operador de transporte multimodal ou sob a responsabilidade.

A Confederação Nacional dos Transportes divulgou posicionamento favorável à medida. “Dentre os objetivos da CNT está o de promover e garantir que o transporte se desenvolva de forma segura, estratégica e sustentável. Hoje a Confederação é composta por 27 federações, cinco sindicatos nacionais e 21 entidades associadas. Isso representa mais de 165 mil empresas de transporte, responsáveis pela geração e pela manutenção de mais de 2,2 milhões de empregos. Acreditamos que o equacionamento da fórmula “planejamento, desburocratização e investimento” será o responsável por gerar resultados que viabilizem a retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico do país”, comenta o presidente da entidade, Vander Costa.

Pelo texto da MP, poderá ser dispensado o uso do DT-e em situações que levem em consideração a distância entre origem e destino do transporte; características, tipo, peso ou volume total da carga; ou, ainda, quando houver outros aspectos que tornem inconveniente ou antieconômica sua geração e emissão. A União poderá celebrar convênio com estados e municípios para incorporar ao documento exigências de leis locais sobre operações de transporte. A fiscalização estará a cargo de agência reguladora competente, permitindo-se aos órgãos de segurança pública o acesso ao banco de dados, por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinpesp).

A medida provisória define ainda os casos de infrações e penalidades pelo descumprimento de ações ou em caso de omissões. A nova legislação vem ao encontro, também, do combate do excesso de cargas. Além de ser um dos principais causadores de acidentes no Brasil, o excesso de carga é uma forma de tentar fraudar, também, o pagamento de impostos e taxas. Por isso, além da nova legislação, a implantação de um projeto como o de Cercamento Eletrônico no Estado do Espírito Santo trará inúmeros benefícios para os capixabas.

 

fonte:

LIDE Multimídia – (41) 3016-8083

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

5 dicas para melhorar o seu planejamento em marketing

5 dicas para melhorar o seu planejamento em marketing

Vamos pegar um barco e sair navegando por aí sem uma rota? Esse é o tipo de plano ideal para quem quer ser surpreendido.  Isso significa que você tem uma chance mínima de descobrir uma ilha deserta linda.  Mas tem também uma grande chance de acabar sem comida, perdido, com problemas de manutenção na embarcação