Instituições hospitalares demandam mais controle e segurança na pandemia

Instituições hospitalares demandam mais controle e segurança na pandemia.

A segurança no ambiente hospitalar sempre despertou o interesse das pessoas, pois é o local onde os níveis de segurança precisam ser em altíssimo nível. A pandemia jogou luz sobre a segurança em instituições de saúde, pois o momento atual exige que os gestores hospitalares usem todos os recursos possíveis para o bom funcionamento da instituição.

“A segurança eletrônica tem muito a somar nesse segmento, pois disponibiliza soluções modernas e eficientes para uma rotina mais tranquila, tanto para profissionais da saúde quanto para pacientes e visitantes”, avalia Claudio Gaspari, CEO da Veolink, uma das principais integradoras de soluções em segurança eletrônica no Brasil com unidades nas cidades de São Paulo, Campinas, São Carlos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O controle de acesso auxilia no gerenciamento do fluxo de pessoas dentro do hospital, bem como ajuda a garantir mais segurança a todos que o frequentam. Atualmente é possível escolher entre uma série de dispositivos e, quando integrados a outros sistemas, sua funcionalidade e assertividade pode ser otimizada.

O Circuito Fechado de Televisão (CFTV), por exemplo, é um dos mais importantes recursos utilizados na segurança hospitalar. E seu desempenho é potencializado quando associado ao controle de acesso e sala de monitoramento. Com esse conjunto de táticas, o acompanhamento do fluxo de entrada e saída de pessoas e veículos torna-se mais eficiente e seguro.

Uma alternativa para o registro de ponto e acesso a áreas específicas é o controle de acesso biométrico. Enquanto a leitura das digitais é o mais utilizado, o sistema com reconhecimento facial vem se tornando realidade nos ambientes de saúde de todo o país. “Isso porque, diferentemente do primeiro, ele dispensa o contato das mãos com superfícies, liberando o acesso a partir da verificação das características faciais do indivíduo. O que é imprescindível em tempos de pandemia”, explica.

Integração de sistemas na gestão hospitalar

A integração de sistemas é um recurso utilizado para otimizar a segurança, usufruindo da maior eficiência de cada equipamento. No ambiente hospitalar, isso não é diferente, pois a integração possibilita uma série de vantagens, com o intuito de deixar o espaço mais seguro, funcional e prático para quem transita entre seus setores e alas.

Além disso, é possível integrar os sistemas de segurança aos próprios sistemas de gestão hospitalar, o que resulta em diversos benefícios. Com esse recurso, o controle de acesso pode, inclusive, restringir o acesso de visitantes e acompanhantes conforme a política de visitação de cada hospital. Por exemplo, caso um paciente internado já esteja acompanhado em seu quarto, o controle de acesso por catraca pode bloquear a entrada de um novo visitante, evitando a aglomeração de pessoas ou mesmo a extrapolação do limite permitido.

A pandemia trouxe protocolos ainda mais rigorosos de saúde. Um dispositivo muito moderno da segurança eletrônica que pode auxiliar no monitoramento do fluxo de pessoas em hospitais, é a câmera termográfica. Esse equipamento, por meio de sensores de temperatura, é capaz de identificar alterações térmicas auxiliando na identificação de pessoas com sintomas febris.

Além disso, é possível utilizar terminais para o monitoramento de temperatura pessoal, dispensando o contato físico para o controle. Para situações mais específicas, recursos sofisticados e altamente tecnológicos podem somar funcionalidade na rotina, como é o caso dos analíticos de vídeo que permitem a detecção de aglomerações, formação de filas que não respeitam as orientações e até mesmo a presença de pessoas sem o uso da máscara facial.

“A pandemia trouxe muitas mudanças, não só como vamos nos comportar daqui em diante em determinados locais, mas como as empresas estão se preparando para tudo isso. A questão da segurança em todos os ambientes, principalmente no hospitalar será, cada vez mais, primordial”, avalia Claudio Gaspari.

 

fonte: Able Comunicação (31) 99858-8294

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Companhia aérea revela beliches

Companhia aérea revela beliches para passageiros da classe econômica

Dormir no avião deve ficar mais acessível, mas é em beliche. A Air New Zealand …