Avanço da pecuária brasileira traz de volta player europeu

Avanço da pecuária brasileira traz de volta, player europeu da área de soluções tecnológicas…
A austríaca Schauer Agrotronic chega para atender a atual demanda do setor de suinocultura, cuja legislação exige práticas que promovam o bem estar animal.

A força da pecuária brasileira, cujo PIB que vem crescendo acima dos 20% nos últimos dois anos com o uso de novas tecnologias, segundo levantamentos do Cepea USP/CNA, está despertando a atenção de players internacionais do setor de automação. Entre as empresas que estão chegando para conquistar o espaço no mercado está a Schauer Agrotronic, companhia de capital austríaca com 70 anos de atividades e uma das líderes globais em equipamentos e soluções de automação para fazendas de criação de animais.

Presente em 50 países e líder em seu segmento de mercado nos Estados Unidos e Europa, a empresa reinicia a operação comercial no Brasil, após dez anos, com a divisão de suinocultura, e terá como carro-chefe a linha Compident, que inclui equipamentos para o sistema de alimentação eletrônica (ESF) e avaliação de desempenho em engorda de diferentes genéticas de suínos, além de software de gestão da operação, entre outras ferramentas inteligentes.

A tecnologia Schauer chega para ajudar o criador brasileiro a adequar-se às exigências da Instrução Normativa nº 113, do Ministério da Agricultura. Em vigor desde 1º de fevereiro, a nova legislação estabelece a adoção de boas práticas que promovam bem estar dos suínos, como criação em ambientes saudáveis e limpos, protegidos de contaminações bacterianas. Entre as empresas que já utilizam os produtos Schauer no Brasil estão a francesa Choice Genetics (especializada em soluções para reprodução e genética suína) e as brasileiras Agropecuária Hartos, BRF e Euclides Costenaro.

clique p/ ampliar

De acordo com Monalisa Gomes, gerente regional para América Latina e Ibéria da Schauer, a empresa está apostando na força e no potencial do mercado brasileiro. Recente relatório da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aponta que a produção brasileira de carne suína deverá bater novo recorde neste ano com crescimento de 6% em relação a 2020, atingindo a marca de 4,7 milhões de toneladas.

“Acreditamos no Brasil e no poder da inovação da indústria local. O sistema de alimentação eletrônica ainda não ganhou força no mercado nacional, porém, esse cenário está mudando, já que muitos produtores disruptivos estão investindo em plantas mais tecnológicas, eficientes e qualificando a sua mão de obra. Esse conjunto de ações permitirá o amadurecimento da tecnologia da Schauer para esse mercado”, afirma a executiva.

Para o seu primeiro ano de operações, a empresa prevê reestabelecer parcerias com representantes e clientes locais, assim como construir uma rede de parceiros de serviços para pronto atendimento para instalação, suporte, manutenção e eventuais garantias, em todo o território nacional.

Entre os desafios, Monalisa destaca que a suinocultura brasileira precisa se modernizar, assim como a avicultura fez há anos. “Para consolidar esse mercado, é preciso entender que não basta colocar um equipamento eletrônico e achar que não precisa de gente. Muito pelo contrário, as pessoas vão continuar sendo necessárias e o maior desafio é investir na capacitação e desenvolvimento das equipes. Assim, esses colaboradores passam a ter a máquina como aliado e não inimigo, e os gestores passarão a perceber o valor adicionado na mão de obra, mais treinada e melhor preparada para lidar com os desafios de crescimento e inovação do setor”.

Pelo lado operacional, a gerente regional aponta como principal desafio a otimização do tempo de entrega das peças de reposição e de resposta às chamadas. “Como uma empresa europeia, temos que lidar com questões na parte de suprimento e serviço local, entender a necessidade do mercado brasileiro e trabalhar nas melhorias e adaptações para essa indústria, somando ao país a nossa expertise internacional de mais de 70 anos inovando e liderando a tecnologia ESF”, conclui.

Sobre Schauer Agrotronic

Empresa familiar fundada em 1949, na Áustria, por Herbert Schauer, a Schauer Agrotronic é líder global em soluções tecnológicas para alimentação e criação de animais.

O seu portfólio abrange desde equipamentos eletrônicos de alimentação, de amamentação, para avaliação de desempenho e pesagem de animais, sistemas de reprodução das fêmeas, até softwares de gestão da operação e de criação. Os equipamentos e sistemas de automação da Schauer hoje são exportados para cerca de 50 países. A companhia conta com mais de 300 colaboradores e sete filiais instaladas na Europa e na Ásia.

 

fonte: Lilás Comunicação

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

HRtech lança solução para gestão de férias e folgas

A Pontomais, startup líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização …