SenseData: 5 conselhos para encantar clientes

      Reconhecido como um dos maiores estrategistas de Customer Success do mundo, Mateus Pestana, CEO da SenseData, aponta os principais caminhos para atingir o sucesso do cliente.

Em um mercado altamente competitivo, além de conquistar novos clientes, é fundamental manter – e expandir – a base. Afinal, conquistar um novo pode ser até sete vezes mais caro do que manter um atual. Com isso, é importante fazer uma gestão baseada em dados, a favor da experiência e do sucesso de cada um deles e, claro, do crescimento da companhia.

Hoje, o cliente tem mais poder do que nunca, podendo facilmente escolher com quais empresas quer se relacionar e quais produtos e serviços vai consumir. Seja no B2B ou no B2C, eles querem que as empresas ofereçam boas experiências e resultados. A SenseData, maior plataforma de Customer Success da América Latina, realizou em novembro, o CSDay 2021 Digital Experience, um evento on-line com mais de 25 palestras e 30 horas de conteúdo repleto de conteúdo inovador, com as principais tendências, boas práticas e desafios que os maiores profissionais e empresas estão enfrentando para revolucionar o mercado de sucesso do cliente e fazer com que suas organizações sejam cada vez mais customer centric. O conteúdo completo deste mega evento você encontra no YouTube da SenseData.

“O setor de Customer Success brasileiro está crescendo e, apesar do tema não ser amplamente divulgado e conhecido, a SenseData é a maior produtora de conteúdo do país sobre esse mercado. Somos autoridade em sucesso do cliente e nossas dicas são baseadas em cinco anos de experiência”, destaca Mateus Pestana, fundador e CEO da empresa.

Reconhecido como um dos 100 maiores estrategistas de Customer Success do mundo, o empreendedor elenca cinco lições para conquistar e encantar clientes:

1. Conheça seu cliente

Se você quer expandir a base, primeiro é preciso entender para quem você vende e como é o comportamento dos clientes. Por exemplo, se sua empresa tem um modelo de negócios B2C, ou seja, sua empresa vende diretamente para o consumidor final. Quem compra o seu produto/serviço é a mesma pessoa que vai usar.

“Isso torna o relacionamento muito mais direto e, até mesmo, mais fácil de ser mapeado. É mais simples identificar qual é o resultado desejado e quais são os pontos de contato que influenciam na melhora da experiência”, pontua Pestana.

Já em modelos de negócios B2B, existem outras particularidades, e a gestão do cliente se torna mais complexa. Muitas vezes várias pessoas se envolvem na compra antes de fechar negócio. Existe um decisor, um patrocinador do projeto, as lideranças envolvidas e a equipe que vai usufruir do produto/serviço de fato.

Todos os pontos de contato com cada uma dessas pessoas deve ser mapeado. Além disso, é preciso identificar quais são os objetivos de cada um, quais são os resultados esperados e qual é a experiência adequada.

2. Aposte na personalização em escala

Cada vez mais os clientes querem receber contatos personalizados. E-mails em massa, ligações invasivas e promoções genéricas serão cada vez menos aceitas pelos clientes. Basta ver que existem mais de 1,5 milhão de pessoas cadastradas no “Não me Perturbe”, plataforma do Procon para clientes que não querem receber contatos invasivos.

Para evitar cair na lista negra, sua empresa precisa se dedicar a criar ações personalizadas, de acordo com o perfil e comportamento do cliente com seu produto ou serviço.

“Perceba, inicialmente, qual o melhor meio de contato com cada cliente; depois, inicie um relacionamento, oferecendo uma solução que ele realmente precisa e no momento mais propício. Claro que é inviável fazer isso de maneira manual, por isso, é preciso contar com o apoio da tecnologia para desenvolver réguas e gatilhos automatizados, que são disparados de acordo com a ‘movimentação’ do cliente ao longo da jornada mapeada”, pondera o CEO da SenseData.

3. Supere as expectativas e entregue o resultado

Quando um cliente realiza uma compra, ele espera obter algum resultado. Seja uma compra pessoal ou uma compra corporativa, o cliente espera resolver alguma demanda. “Para garantir o sucesso do seu cliente, é preciso entregar tanto o resultado esperado, quanto uma boa experiência. Clientes com sucesso são clientes satisfeitos, com resultado, que compram mais e indicam sua empresa para outros potenciais clientes”, explica Mateus Pestana.

4. Invista na cultura organizacional focada no sucesso do cliente

Não basta apenas a área de atendimento ser focada no sucesso dos clientes. Garantir o sucesso dos clientes é responsabilidade de todas as áreas: o marketing comunicar da maneira certa, comercial vender para os clientes com potencial de sucesso, produto e desenvolvimento criar soluções que auxiliem de fato os clientes e, claro, as áreas de suporte e atendimento dedicadas a ajudar os clientes a alcançarem o resultado esperado com uma boa experiência. É importante treinar, educar, empoderar a equipe e distribuir a responsabilidade de desenvolver clientes bem-sucedidos.

5. Aposte na jornada de sucesso do cliente

Mapear a jornada do cliente é interessante para entender qual é o caminho que o cliente precisa percorrer para alcançar o tão desejado sucesso. Usar dados, tanto de clientes com sucesso, quanto de clientes que tiveram más experiências, ajuda a identificar os pontos de contato cruciais para esses diferentes “destinos”.

“São esses dados que vão mostrar quais as principais necessidades, comportamentos, reclamações, uso da solução, se a saúde financeira é mantida, qual é o histórico de contato do cliente, enfim, quanto mais informações, melhor” afirma o CEO da SenseData.

O empreendedor recomenda utilizar os dados de forma acionável. Ou seja, ao invés de apenas usar para criar relatórios e apresentações de resultados, utilizar esses dados de forma acionável. “Crie ações, campanhas e touchpoints de qualidade, baseados nos dados que o cliente já fornece para a sua empresa. Com certeza os clientes vão reagir de forma mais receptiva e a empresa crescerá junto com o sucesso dos clientes”, conclui Mateus Pestana.

Sobre a SenseData:

Fundada em 2016, a SenseData tem como missão melhorar o relacionamento das empresas com os clientes, através do gerenciamento de Customer Success. A plataforma integra diversas fontes de dados para monitorar a base de clientes, criando uma visão completa de cada um dos seus clientes e gerando ações reais a partir desses indicadores, auxiliando na proatividade e na geração de valor das empresas. Para mais informações, acesse o site da empresa.

fonte: PINEpr

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Lula quer imposto para motoristas de aplicativo

Lula quer imposto para motoristas de aplicativo

O governo federal está propondo um Projeto de Lei que impactará diretamente os motoristas de transporte …