Confira as dicas para tornar a soldagem sustentável:
Invista em tecnologia moderna e confiável – Equipamentos mais eficientes, que consomem menos energia ou reduzem emissão de poluentes são uma forte tendência no mercado, inclusive para a soldagem.
E quanto mais versátil e confiável for o sistema de soldagem mais eficientes serão os processos de produção. Pois, com uma máquina mais potente e com recursos avançados, os operadores podem aumentar a velocidade da solda, mantendo e muitas vezes até melhorando a qualidade do trabalho.
O alto desempenho em soldagem permite eliminar retrabalhos, além de contribuir com redução no consumo de eletricidade e matéria-prima, como materiais de adição e de base além de agentes auxiliares.
Escolha a tocha de solda ideal:
A qualidade dos componentes de uma solda também é fundamental para ter uma produção mais sustentável. Portanto, escolha a tocha de marca mais resistente. Produtos baratos geralmente são feitos de material inferior, que se desgasta rapidamente e acaba se tornando descartável, já que não há como fazer o reparo.
Existem no mercado opções que aliam material de qualidade ao design que proporciona maior durabilidade. É o caso dos modelos de tocha, dotados de uma de tecnologia, na qual os bicos de contato absorvem até 70% menos calor radiante do arco voltaico do que os bicos convencionais, protegendo o componente e aumentando sua vida útil.
Além da durabilidade, a tocha também deve proporcionar conforto térmico ideal para melhorar a qualidade de trabalho do soldador durante a aplicação. Uma tocha de solda deve ser projetada para que o seu desgaste seja reduzido ao máximo, diminuindo assim os custos operacionais. E vale lembrar que quanto mais alta a temperatura, maior é o desgaste sobre o cobre, latão, plástico e de outros materiais usados na sua construção.
fonte: LILÁS Comunicação