Soldagem sustentável na indústria ajuda a produzir mais com menos custo

      A fórmula para se obter uma produção mais limpa, minimizando o impacto ao meio ambiente está na combinação de fatores, como processo correto, velocidade de soldagem mais alta e com menos retrabalho

 

Práticas sustentáveis, que fazem uso consciente de recursos naturais e energia, vêm ganhando força em todos os segmentos da economia e em cada etapa da produção, inclusive nos trabalhos com solda. A soldagem sustentável hoje desempenha papel importante na produção industrial, por ajudar a produzir mais com menos custo, e pode ser implementada com algumas medidas básicas.

Confira as dicas para tornar a soldagem sustentável:

Invista em tecnologia moderna e confiável – Equipamentos mais eficientes, que consomem menos energia ou reduzem emissão de poluentes são uma forte tendência no mercado, inclusive para a soldagem.

E quanto mais versátil e confiável for o sistema de soldagem mais eficientes serão os processos de produção. Pois, com uma máquina mais potente e com recursos avançados, os operadores podem aumentar a velocidade da solda, mantendo e muitas vezes até melhorando a qualidade do trabalho.

O alto desempenho em soldagem permite eliminar retrabalhos, além de contribuir com redução no consumo de eletricidade e matéria-prima, como materiais de adição e de base além de agentes auxiliares.

Escolha a tocha de solda ideal:

A qualidade dos componentes de uma solda também é fundamental para ter uma produção mais sustentável. Portanto, escolha a tocha de marca mais resistente. Produtos baratos geralmente são feitos de material inferior, que se desgasta rapidamente e acaba se tornando descartável, já que não há como fazer o reparo.

Existem no mercado opções que aliam material de qualidade ao design que proporciona maior durabilidade. É o caso dos modelos de tocha, dotados de uma de tecnologia, na qual os bicos de contato absorvem até 70% menos calor radiante do arco voltaico do que os bicos convencionais, protegendo o componente e aumentando sua vida útil.

Além da durabilidade, a tocha também deve proporcionar conforto térmico ideal para melhorar a qualidade de trabalho do soldador durante a aplicação. Uma tocha de solda deve ser projetada para que o seu desgaste seja reduzido ao máximo, diminuindo assim os custos operacionais. E vale lembrar que quanto mais alta a temperatura, maior é o desgaste sobre o cobre, latão, plástico e de outros materiais usados na sua construção.

 

fonte: LILÁS Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Nomad: juros mundo afora

Nomad: juros mundo afora

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) dos EUA manteve, pela quinta vez consecutiva, a taxa …