Em primeiro lugar, apesar do verbo significar outra coisa oficialmente, muitos tem usado a palavra Lacrar como gíria. E portanto, para tentar calar terceiros durante uma conversa, um ouvinte tenta “lacrar”, para tirar a liberdade desses, de falar ou opinar, sobre qualquer assunto. Isso, sem citar a tal gíria, que só é proferida mais tarde: “nossa! nós lacramos! foi lindo! calamos todo mundo”, etc.
Em suma, há casos ainda, em que um determinado grupo tenta “lacrar” mesmo sozinho, sem nenhum debate ou outras pessoas próximas, no local. Portanto, um exemplo LINDO, foi o caso das “Lacradoras do Bradesco“, que foram pagas para falar asneiras, sobre o consumo de carne. Clique no link em azul, para conferir a resposta do Agro, nesse caso.
Em outras palavras, esse tipo de “ditadura de opinião”, tem ocorrido muito em grupos de WhatsApp. E além disso, a maioria dos que tentam usar o verbo como gíria, são esquerdistas. Isto é, muitos deles costumam ficar infiltrados, em grupos de política.
Enfim, em tempos onde a palavra presidentA passou a existir e a fazer sentido para as minorias, decidimos resumir por conta própria, as definições para a gíria. Confira abaixo.
Lacrar:
2 – Tentativa inútil de calar terceiros que pensam diferente ou de forma conservadora.
3 – Ditadura de opinião e de pensamento. Gíria. Muito praticada por influenciadores e artistas de Esquerda, que sofrem de abstinência da Lei Rouanet.
4 – Tentar calar a boca de opositores, com mentiras, gritaria, baixo calão e coisas sem sentido.
5 – Tentativa de silenciar quem está falando a verdade sobre um determinado tema ou assunto.
6 – Tentar intimidar pessoas que fazem qualquer tipo de pergunta, que levante reflexão ou questionamento.
7 – Tentar influenciar pessoas com argumentos sem sentido e asneiras.
por Ary Ribeiro