Frango na mira da Anvisa: Entra em vigor Instrução sobre nicarbazina

       Entra em vigor Instrução Normativa da Anvisa que aumenta limites máximos de resíduos de nicarbazina em frangos de corte
AInstrução Normativa 117/2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que aumenta os limites máximos de resíduos (LMRs) de nicarbazina para frangos de corte, entra em vigor nesta quarta-feira, dia 2 de março. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em fevereiro, significa que as autoridades brasileiras passam a considerar como seguro, por exemplo, um LMR de até 4 mil mcg/kg em músculo de frangos de corte. Esse limite está em consonância com a legislação da União Europeia.

“A nicarbazina é um anticoccidiano sintético lançado em 1955. Até hoje, é um dos produtos mais eficazes utilizados em frangos de corte pelos maiores produtores e exportadores em todo o mundo”, explica o presidente da Phibro Saúde Animal no Brasil, Maurício Graziani. Em nível global, estima-se que a indústria avícola tenha prejuízos de até US$ 13 bi ao ano devido à coccidiose, doença combatida pela nicarbazina e combinações à base de nicarbazina.

Com a Instrução Normativa, os limites de nicarbazina passam de 200 mcg/kg no músculo, fígado, rins e gordura/pele para 4 mil mcg/kg em músculo e gordura/pele, 15 mil mcg/kg no fígado e 6 mil mcg/kg nos rins. “É importante lembrar que os LMRs representam um parâmetro de segurança do alimento. O aumento desses limites pela Anvisa expressa a confirmação técnica e científica da segurança de uso da molécula nicarbazina”, destaca Mauricio Graziani.

Para o presidente da Phibro, a alteração nos limites máximos de resíduos representa importante avanço para a indústria avícola brasileira. “A decisão da Anvisa conta com embasamento de medida já adotada desde 2010 pela UE. Indiscutivelmente, a normativa reafirma a segurança do uso da nicarbazina na ração das aves de corte, o que também beneficia o bem-estar dos animais.”

clique p/ ampliar

Empresa líder global nesse segmento, a Phibro Saúde Animal ressalta que a lista de LMRs da Anvisa é utilizada como base para o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) e a nicarbazina é uma molécula monitorada. Dessa forma, o aumento dos limites do ingrediente ativo também representará redução da ocorrência de amostras não conformes permitindo o uso das nossas soluções anticoccidianas Aviax Plus e Nicarmix ainda com mais segurança.

Sobre a Phibro
A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. Para mais informações, acesse: www.pahc.com/brasil

 

fonte: Texto Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Aposentados precisam ter cuidado ao emprestar nome para empréstimos

Aposentados precisam ter cuidado ao emprestar nome para empréstimos

Em uma época em que se fala muito sobre abusos financeiros, é preciso considerar que …