O Projeto Brigada 21 foi possível graças a uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do CBMES, e a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo (Vitória Down). Os alunos receberam um treinamento com carga horária total de 20 horas, com cinco encontros presenciais realizados.
Os formandos aprenderam conteúdos de primeiros socorros, combate a incêndio e abandono de área e agora sabem, entre outras atividades, como abafar o fogo numa panela queimando com óleo, usar um extintor para apagar um princípio de incêndio da forma correta, conter hemorragias, proteger ferimentos, imobilizar fraturas e orientar a evacuação de locais em situações de emergência, evitando tumulto.
”É um momento extremamente gratificante para o Corpo de Bombeiros, pois sabemos como essa iniciativa contribui para a inclusão desses brigadistas na sociedade e, nós, militares, também, vivenciamos um momento de grande aprendizado. Essa parceria, assinada pelo governador Renato Casagrande, rompe preconceitos e abre portas”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira.
As aulas foram ministradas no final do ano passado, no Centro de Ensino e Instrução dos Bombeiros (Ceib), e foram totalmente adaptadas para atender às necessidades da turma. Desde a confecção das apostilas, até o treinamento dos instrutores e preparação das aulas práticas, tudo foi planejado para que a turma tivesse o máximo de aproveitamento.
fonte: Sesp/CBMES