Ocomando de voz é uma solução tecnológica que já começa a fazer parte do dia a dia, tanto pessoal, nos lares, quanto no cotidiano profissional, nas empresas.
A tecnologia, que até pouco tempo atrás parecia distante e muito avançada por utilizar inteligência artificial (IA) foi integrada no cotidiano por meio de diversas ferramentas que, atualmente, disponibilizam esse recurso.
Entenda a seguir como funciona a tecnologia e também as atividades rotineiras que foram transformadas, modernizadas e otimizadas pelo comando de voz.
Como funcionam as tecnologias por comando de voz?
Os softwares e ferramentas que integram funcionalidades com reconhecimento de voz são compostos por um banco de dados, previamente cadastrado, que permite treinar o algoritmo de acordo com determinados padrões.
A partir disso, o software mantém-se capturando o áudio ambiente durante o uso e reconhece as vibrações emitidas pela fala, processando essas informações em dados digitais binários.
Por meio do banco de dados, o software consegue reconhecer padrões e identificar as palavras.
As palavras são divididas em fonemas, viabilizando a identificação de diferentes formas de pronunciação e sotaques da mesma palavra, além de identificar palavras-chave, expressões e, em casos específicos, termos técnicos, especialmente quando usada em setores como de saúde.
Nos softwares de comandos de voz, a inteligência artificial é uma tecnologia central, pois embaça três pilares:
aprendizado de máquina: consiste no pilar da IA que permite o aprimoramento constante do software, que se torna mais assertivo para identificar os padrões individuais do usuário;
aprendizado profundo: trata-se de uma capacidade de aprendizado baseado em redes neurais para viabilizar a captação de informações mais complexas;
processamento de linguagem natural (PLN): consiste na capacidade dos sistemas de compreender nuances da comunicação humana, viabilizando a comunicação fluida entre máquina e homem.
Após a captação do áudio, o software faz milhões de processamentos simultaneamente para entregar a resposta ao usuário usando um sistema de eliminação de opções.
É assim que, por exemplo, ao perguntar à Alexa, assistente de voz da Amazon, qual a hora, ela entende qual informação está sendo solicitada e dá uma resposta apropriada.
Comando de voz no dia a dia
A Alexa, mas também outras opções de assistentes de voz, como a Siri da Apple, o Google Assistente, do próprio Google e YouTube, ou o Cortana, da Microsoft são os principais exemplos de como o comando de voz foi incorporado no dia a dia.
Atualmente, por meio dos assistentes de voz é possível fazer pesquisas sem precisar estar olhando diretamente para o computador ou celular, por exemplo, e dar comandos, como “ligar mãe” ou “ler compromissos do dia”.
Hoje em dia, são diversos eletrônicos com recursos que podem ser acionados por comandos de voz.
Uma pesquisa da Juniper Research revelou que, até 2023, serão oito bilhões de assistentes de voz em uso. A movimentação financeira no setor chega a 80 bilhões de dólares por ano.
Além dos demais equipamentos, o estudo revela o potencial de crescimento desse tipo de tecnologia nas Smart TVs, prevendo um crescimento de 121,3%, por ano, entre 2018 e 2023.
Comando de voz no campo profissional
As tecnologias de comando e reconhecimento de voz também começam a impactar o cotidiano profissional, com funcionalidades que precisam ser conhecidas e dominadas por aqueles que querem se manter atualizados.
Um exemplo são os menus automáticos que funcionam a partir do reconhecimento de voz, especialmente em segmentos como no marketing e atendimento ao consumidor, mas não apenas.
Essas tecnologias podem fazer transações, dar opções de ações, solicitar informações e confirmações, emitir boletos, entre outras.
Se antes era preciso selecionar um número do menu, por exemplo, atualmente é possível executar esses processos por meio de comandos de voz.
Em setores corporativos, os assistentes de voz são usados para reduzir a dependência de telas e teclas para executar operações.
No setor financeiro, por exemplo, as operações por comandos de voz de compra e venda garantem mais agilidade e otimização dos processos, o que pode representar margens de lucro maiores para quem faz uso eficiente da ferramenta.
A área da saúde é outro exemplo com o uso software de voz para laudo que permite que médicos radiologistas ditem, ao invés de escrever, os achados de um exame, reduzindo o tempo de emissão do documento.
Nas ferramentas específicas da saúde, um diferencial é o treino do software com dicionários de termos técnicos da área, o que garante maior acurácia e qualidade na capacidade de entendimento do sistema.
Portanto, são várias as possibilidades e oportunidades de uso das tecnologias de comando de voz, seja por meio de assistentes para ajudar na lista de compras do mercado ou um software de voz para laudo que aumenta a capacidade de atendimento de uma instituição de saúde.
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fonte: Danilo – SEO Marketing