Governo Federal lança plataforma que centraliza base de dados ambientais

          A Pamgia integra dados de quase 70 bases, espalhadas por cinco diretorias do Ibama e vai ajudar nas ações de planejamento, prevenção e combate a crimes ambientais.

A Plataforma traz dados geográficos em larga escala que vão subsidiar gestores e técnicos nas ações de planejamento, prevenção e combate a crimes ambientais na Amazônia Legal.

O Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lançou um novo sistema de informações ambientais pela internet. A Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (Pamgia) traz dados geográficos em larga escala que vão subsidiar gestores e técnicos nas ações de planejamento, prevenção e combate a crimes ambientais na Amazônia Legal, além de zelar pelos demais biomas e águas do país.

A Pamgia integra dados de quase 70 bases, espalhadas por cinco diretorias do Ibama. Antes, para acessar os dados, era preciso entrar em cada um dos sistemas. Com a execução do novo projeto, áreas de fiscalização, emergências ambientais, recuperação de áreas degradadas, uso dos recursos florestais, controle de emissão de resíduos, Cadastro Técnico Federal (CTF) e licenciamento ambiental, por exemplo, foram integradas e trazem maior transparência dos dados. Ao todo, a plataforma única traz informações de 13 temas de atuação do Ibama.

A plataforma também contém painéis, relatórios quantitativos e mapas interativos, sendo uma resposta à reestruturação da administração dos dados de Sensoriamento Remoto e informações geoespaciais no Ibama.

A Pamgia pode ser acessada pelo computador, no endereço pamgia.ibama.gov.br, e por aplicativo em smartphones e tablets.

A plataforma traz também a localização das 72 unidades do Ibama espalhadas pelo país, além de acesso à Biblioteca Digital de Meio Ambiente.

fonte: Governo Federal

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

ASUS: primeiro notebook gamer com Inteligência Artificial no Brasil

ASUS: primeiro notebook gamer com Inteligência Artificial no Brasil

A ASUS Republic of Gamers, anunciou hoje a chegada do ROG Zephyrus G16 no Brasil …