Ministério da Justiça combate violência contra idosos

          O lançamento ocorre em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A Operação Vetus é realizada pelo Governo Federal, com a cooperação entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e as Polícias Civis de todo o país.

O combate aos crimes de violência contra idosos em todo o Brasil ganha força com o lançamento, nesta quarta-feira (15), da Operação Vetus III. O ato acontece no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho. A operação consiste na apuração de denúncias; instauração de inquéritos e outros procedimentos policiais; realização de diligências aos abrigos ou residências de idosos vítimas de violência e cumprimento de mandados judiciais.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, explica que a Operação Vetus teve início em 2020, no auge da crise sanitária da Covid-19, quando houve um aumento exponencial nas denúncias que envolviam violência contra idosos. “Chegamos ao terceiro ano da Operação Vetus com êxito na proteção de idosos. A demanda se acentuou no período da pandemia de covid-19, o que ocasionou o desenvolvimento de uma ação específica que pudesse operacionalizar as denúncias recebidas por canais como o Disque 100 e 180”, relata Torres.

Números

Nesses dois anos da Operação, foram atendidos 31,2 mil idosos vítimas de violência e registradas 29,2 mil denúncias, o que resultou em 985 pessoas presas. Na Vetus I, a operação abrangeu 1,4 mil municípios; na segunda edição, esse número aumentou para 2,3 mil municípios alcançados. Aproximadamente 9 mil policiais participaram das operações em 2020 e 2021. A Operação Vetus é realizada pelo Governo Federal, com a cooperação entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e as Polícias Civis de todo o país.

Saiba mais

A Operação Vetus é uma das cinco operações de vulneráveis do MJSP coordenadas pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi). As demais operações são: Resguardo, Maria da Penha, Acalento e Parador 27. “Criamos essas operações para responsabilizar os autores de delitos cometidos contra a população vulnerável e prestar o devido atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, as crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e aos idosos vítimas de maus tratos”, explica o ministro da Justiça.

Denuncie

As ligações para denunciar a violência contra o idoso podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel, no Disque 100.

fonte: Ministério da Justiça

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Documento apresenta parâmetro para que gestores levem Internet adequada às escolas públicas

Qual a velocidade de banda larga ideal para garantir a realização de atividades pedagógicas nas …