Chuva e neblina podem comprometer a segurança no trânsito

           A visibilidade fica mais prejudicada sob chuva forte e em determinados períodos do dia.
Durante os dias de chuva ou de neblina os condutores precisam tomar alguns cuidados extras que garantem o ir e voltar em segurança pelas ruas e via do país. Antes de sair de casa é possível verificar, em tempo real, as condições do clima no Instituto Nacional de Meteorologia, conferindo as métricas de chuva para cada Estado.

Em dias de chuva, pista molhada e redução de visibilidade aumentam os riscos de acidentes. Principalmente durante as primeiras chuvas, a água e o acúmulo de sujeira e óleo no asfalto o tornam escorregadio, causando deslizamentos em casos de mudança de faixa e freadas bruscas. Segundo as orientações do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), o condutor deve observar com prudência e aumentar a distância do veículo da frente, usar ar-condicionado ou abrir um pouco os vidros, para evitar o embaçamento dos vidros e melhorar a visibilidade. Reduzir a velocidade e redobrar a atenção são dicas preciosas e válidas sempre.

A neblina também é um elemento perigoso. Conforme a Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Rio Grande do Sul (Fecam-RS), no inverno aumenta a incidência de neblina e cerração, principalmente durante a madrugada e pela manhã. Em alguns pontos o tempo demora a ficar completamente limpo. Portanto, intensifique a atenção e a cautela na direção. Sob neblina ou cerração, acenda a luz baixa do farol (e o farol de neblina, se houver), reduza a velocidade, aumente a distância do veículo a sua frente e não pare no acostamento.

Para aumentar a segurança e evitar acidentes, Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, recomenda ainda que se faça uma revisão dos pneus, freios, limpadores de para-brisas e faróis. “Toda a parte elétrica do veículo também deve ser constantemente verificada, já que fusíveis e lâmpadas queimam com certa facilidade. Para ter melhor visibilidade, use o ar-condicionado e o desembaçador elétrico traseiro ou abra um pouco os vidros para deixar o ar circular pelo carro. Além disso, reduza a velocidade e mantenha maior distância do veículo da frente. Todo esse conjunto de ações é muito importante para um deslocamento mais seguro no trânsito”, completa.

 

fonte: LIDE Multimídia

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Federação de Agricultura do ES pede ao governo medidas de apoio para produtores rurais do Sul

Federação de Agricultura do ES pede ao governo medidas de apoio para produtores rurais do Sul

A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) pede, ao governo estadual, a abertura …