Empresas investem na saúde mental dos colaboradores

                 Na Loga, operadora capixaba de internet, telefonia e TV por fibra óptica, por exemplo, os colaboradores são acompanhados por uma psicóloga organizacional.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou mais de 700 mil casos de suicídio em todo o mundo, em 2019. No Brasil, foram cerca de 14 mil. Diante desses números, campanhas como o Setembro Amarelo visam conscientizar a população que a prevenção e a valorização da vida é uma missão de todos, inclusive das empresas.

Segundo Sônia da Rocha Lima Vieira, gerente de Humanização Organizacional da Loga, operadora capixaba de internet, telefonia e TV por fibra óptica, as organizações já vinham percebendo que a saúde mental e emocional dos colaboradores precisava ser tratada com seriedade, como um dos pontos mais relevantes na gestão de pessoas, antes mesmo do início da pandemia da Covid-19. Mas, especialmente depois de março de 2020, o papel das empresas em relação à prevenção do suicídio ficou ainda mais em evidência.

“Cada pessoa teve e ainda tem que lidar com suas emoções nesses últimos dois anos. Alguns colaboradores apresentam ansiedade, instabilidade emocional e distúrbios do sono e não têm alguém para apoiá-lo, trazer informações sobre o tratamento, dar um direcionamento ou explicar que aquela dificuldade que ele está passando está relacionada à sua saúde emocional. Por isso, as empresas têm um papel importante para abordar esses temas e a prevenção ao suicídio sempre que possível. Isso se torna cada vez mais comum no processo de gestão”, avalia.

Para a gerente, um dos caminhos é a contratação de profissionais especializados, que consigam atender às demandas dos colaboradores e dar orientações. Na Loga, por exemplo, a psicóloga Letícia Duarte atua tanto no desenvolvimento das pessoas quanto no amparo e na tratativa de casos críticos que precisam de direcionamento.

“Às vezes, os colaboradores não ficam à vontade com os gestores para dizer como se sentem. Com a Psicologia Organizacional, as companhias conseguem entender as demandas emocionais de cada colaborador e ter cuidados específicos, contribuindo para amenizar e até mesmo impedir questões relacionadas ao suicídio”, explica.

Além disso, a operadora capixaba também realizou uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo para os colaboradores. Uma delas foi a palestra “Saúde Emocional: Cultivando uma Vida de Valor”, com a psicóloga Gisele Queiroz, no último dia 14. O intuito foi disponibilizar informações claras sobre o suicídio e contribuir com o bem-estar das equipes.

 

fonte: Tríade Comunicação

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Dia Mundial da Pré-eclâmpsia: exame avançado está disponível no Brasil

Dia Mundial da Pré-eclâmpsia: exame avançado está disponível no Brasil

Todos os dias, cerca de 810 mulheres morrem em todo o mundo por complicações relacionadas …