Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou mais de 700 mil casos de suicídio em todo o mundo, em 2019. No Brasil, foram cerca de 14 mil. Diante desses números, campanhas como o Setembro Amarelo visam conscientizar a população que a prevenção e a valorização da vida é uma missão de todos, inclusive das empresas.
Segundo Sônia da Rocha Lima Vieira, gerente de Humanização Organizacional da Loga, operadora capixaba de internet, telefonia e TV por fibra óptica, as organizações já vinham percebendo que a saúde mental e emocional dos colaboradores precisava ser tratada com seriedade, como um dos pontos mais relevantes na gestão de pessoas, antes mesmo do início da pandemia da Covid-19. Mas, especialmente depois de março de 2020, o papel das empresas em relação à prevenção do suicídio ficou ainda mais em evidência.
“Cada pessoa teve e ainda tem que lidar com suas emoções nesses últimos dois anos. Alguns colaboradores apresentam ansiedade, instabilidade emocional e distúrbios do sono e não têm alguém para apoiá-lo, trazer informações sobre o tratamento, dar um direcionamento ou explicar que aquela dificuldade que ele está passando está relacionada à sua saúde emocional. Por isso, as empresas têm um papel importante para abordar esses temas e a prevenção ao suicídio sempre que possível. Isso se torna cada vez mais comum no processo de gestão”, avalia.
Para a gerente, um dos caminhos é a contratação de profissionais especializados, que consigam atender às demandas dos colaboradores e dar orientações. Na Loga, por exemplo, a psicóloga Letícia Duarte atua tanto no desenvolvimento das pessoas quanto no amparo e na tratativa de casos críticos que precisam de direcionamento.
“Às vezes, os colaboradores não ficam à vontade com os gestores para dizer como se sentem. Com a Psicologia Organizacional, as companhias conseguem entender as demandas emocionais de cada colaborador e ter cuidados específicos, contribuindo para amenizar e até mesmo impedir questões relacionadas ao suicídio”, explica.
Além disso, a operadora capixaba também realizou uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo para os colaboradores. Uma delas foi a palestra “Saúde Emocional: Cultivando uma Vida de Valor”, com a psicóloga Gisele Queiroz, no último dia 14. O intuito foi disponibilizar informações claras sobre o suicídio e contribuir com o bem-estar das equipes.
fonte: Tríade Comunicação