Instituto Localiza completa 1 ano com apoio a 45 projetos no Brasil

                        Com investimento direcionado em educação e empreendedorismo, organização visa potencializar transformação social por meio do apoio a organizações parceiras

Lançado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a inclusão produtiva dos jovens brasileiros em oportunidades de trabalho e renda, o Instituto Localiza completa 1 ano de existência neste mês com 45 projetos apoiados que já impactam a vida de mais de 10 mil pessoas por todo o Brasil. A organização busca impulsionar a educação e o empreendedorismo com o propósito de “unir pessoas pela transformação social”.

“A criação do Instituto foi um importante passo para colaborar com o avanço na gestão de temas sociais voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade social, sustentada pela diretriz da Localiza em ser uma empresa cidadã e incorporando cada vez mais aspectos de desenvolvimento sustentável em sua gestão. Queremos gerar cada vez mais valor social para a sociedade, atuando como um catalisador de forças ao lado de outras organizações, amplificando as ações e projetos de entidades que contribuem para novos caminhos para os jovens brasileiros”, ressalta Alessandra Peixoto, diretora do Instituto Localiza.

Logo ao início de suas atividades, o Instituto Localiza lançou seu primeiro edital, o ‘Juventude em Movimento’. A iniciativa previu a seleção de iniciativas espalhadas pelo Brasil que capacitam jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dando-lhes acesso a oportunidades de inclusão produtiva e empreendedorismo. Foram distribuídos R$ 2,5 milhões para 24 projetos aprovados, em todas as regiões do país. Entre os beneficiários estiveram organizações como o Instituto de Oportunidade Social (IOS), Comitê para Democratização da Informática (RECODE), Generation Brasil, Instituto Capim Santo, Ambulatório da Providência, Movimento Black Money, entre tantos outros.

Cada iniciativa é acompanhada mensalmente pelo Instituto, levando em consideração suas metas, desafios e indicadores de desempenho. E a escolha do jovem como protagonista dos projetos apoiados pelo Instituto não foi por acaso. Para definir o foco de ação do Instituto Localiza, foi feita uma escuta ativa em comunidades por todo o país, revelando grandes desafios enfrentados por jovens, que se refletem na vulnerabilidade social e econômica, entre outras manifestações percebidas. A preocupação com o futuro dos jovens que já não estão na escola e continuam sem oportunidades no mercado de trabalho foi muito ressaltada pelas comunidades. E por isso, a busca de um caminho para contribuir com a autonomia e a qualidade de vida dos jovens e consequentemente de suas famílias e suas comunidades. Portanto, dos 45 projetos apoiados até o momento pelo Instituto Localiza, 90% têm como foco jovens e 81% fomentam a educação e a inclusão produtiva deles.

Uma das áreas dos projetos apoiados pelo Instituto é a Tecnologia da Informação (TI). Segundo estudos avaliados pelo Instituto, quatro milhões de moradores de periferia querem investir em algum negócio, sendo que empreendedores com recursos digitais chegam a ter renda 151% maior do que os não digitais. Como a tecnologia também é presente na história da Localiza, que, inclusive, possui o LocalizaLabs, um laboratório de tecnologia e ciência de dados, com o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor, fez todo sentido que o Instituto elegesse projetos para entregar à sociedade aquilo que acredita ser um grande agente de transformação.

Neste primeiro ano, o Instituto também atuou no apoio a projetos desenvolvidos com áreas internas e parceiros da Localiza, como o programa ‘Na Rota’, com a Central de Reservas da companhia, com o objetivo de promover a capacitação e contratação de moradores das comunidades vizinhas à sede, no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte (MG), para funções de atendimento ao cliente. O Instituto também apoiou o LocalizaLabs para o projeto ‘Garota Tecnológica’, que mobiliza alunas de escolas públicas para um projeto voltado ao ensino da tecnologia, e o “Mulheres na Cor” da AkzoNobel, – que promoveu a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade para a prática da pintura automotiva no ABC Paulista, segmento ocupado majoritariamente por homens.

 

fonte: InPress

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Troca do Bandeirão marca início das comemorações do aniversário de Brasília no próximo domingo (20)

Troca do Bandeirão marca início das comemorações do aniversário de Brasília no próximo domingo (20)

Publicado em 16/04/2025 12h08 Brasília (DF), 16/4/2025 -  No próximo domingo (20), às 8h30, acontecerá a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). Neste mês, o evento marca o início da comemoração do 65º aniversário da capital federal.  A troca do Bandeirão será conduzida pelo Governo do Distrito