Petrobras anuncia redução no preço do gás natural

                         Para as distribuidoras: A redução média de 5% passa a valer a partir de novembro
O preço do gás natural comercializado pela Petrobras para as distribuidoras sofrerá uma redução média de 5% em relação ao trimestre que vai de agosto a outubro. A redução foi anunciada pela Petrobras na segunda-feira (10/10) e vai vigorar de 1° de novembro a 31 de janeiro de 2023.

O gás natural é utilizado como fonte de energia para a geração de calor e eletricidade, além de servir de matéria-prima para a indústria em setores como metalúrgico, petroquímico, farmacêutico e de borrachas.

De acordo com a Petrobras, os contratos acordados pela empresa com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo tipo Brent e da taxa de câmbio. “Durante o período [agosto-setembro-outubro], o petróleo teve queda de 11,5% e o câmbio teve depreciação de 6,5%”, registrou a Petrobras.

A empresa explicou, ainda, que a atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto permite atenuar as instabilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo. “Assegurando, desta forma, previsibilidade e transparência aos clientes”, esclareceu a estatal.

Os contratos acordados entre a Petrobras e as distribuidoras são públicos e divulgados no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A redução anunciada para o preço do gás natural não gera impacto no valor do GLP, que é o gás de cozinha envasado em botijões e vendido a granel.

Formação do preço

O preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da Petrobras, mas também pelas margens das distribuidoras e pelos tributos federais e estaduais. As tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

 

fonte: Governo Federal

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Bitcoin encerra primeiro semestre com valorização de 44% em dólar

Bitcoin encerra primeiro semestre com valorização de 44% em dólar

O bitcoin foi um dos ativos com melhor desempenho no primeiro semestre de 2024. Até …