Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do INMA acontece até domingo

               Como parte da programação, no dia 21 de outubro, acontece a abertura da exposição “Novos Viajantes”, que fica em cartaz até fevereiro de 2023
Até o dia 23 de outubro, domingo, o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovendo uma programação diferente aos visitantes do parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, em Santa Teresa/ES, sede do INMA.

Com envolvimento dos pesquisadores da instituição, o público percorre um circuito especial pelo parque: “Por dentro da Mata Atlântica”. Com experimentações diversas, em sons, imagens e texturas, esse percurso conta a história de Augusto Ruschi e do Museu Mello Leitão, e mostra como o importante museu transformou-se no INMA. Ao final do caminho, os visitantes podem conhecer um pouco da ciência produzida no INMA para a conservação da Mata Atlântica. Além de informação visual, pesquisadores mostram, numa ambientação natural, como biólogos e botânicos fazem o trabalho em campo.

Na sexta-feira, dia 21, às 18h, acontece a abertura da exposição “Novos Viajantes”, produzida pelo INMA com curadoria do artista plástico Attilio Colnago. A mostra busca referência na contribuição dos viajantes naturalistas que fizeram parte das missões científicas no Brasil, sobretudo até o século 19, e produziram importante conhecimento sobre nosso bioma. A exposição é inspirada na diversidade da fauna e da flora da Mata Atlântica capixaba, evidenciada pelos viajantes naturalistas do passado e agora revisitada pelos artistas “novos viajantes”, e no acervo das coleções biológicas do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão. A partir das obras de arte que serão expostas no INMA, a mostra promove reflexões sobre o meio ambiente, sua importância e necessidade de conhecimento e conservação – pilares da atuação do INMA.

A SNCT 

Maior evento de popularização da ciência do país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que está em sua 19ª edição, é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), ao qual o INMA está vinculado. A finalidade da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações.

A programação especial da SNCT no INMA é gratuita e aberta ao público.

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO INMA

Circuito “Por dentro da Mata Atlântica”
18 a 23 de outubro, das 8 às 17 horas

Exposição “Novos Viajantes”
Abertura: 21 de outubro, às 18h
Visitação: 22 de outubro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023, das 8h às 17h

Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
Av. José Ruschi, 4 – Centro – Santa Teresa/ES

 

fonte: INMA

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

TVs com Tecnologias Incríveis para Você Curtir Partidas Esportivas

TVs com Tecnologias Incríveis para Você Curtir Partidas Esportivas

Está se aproximando o momento mais aguardado do ano para entusiastas de esporte – com …