A indústria 4.0 e a Automação

A indústria 4.0 e a Automação de Processos

                foto: Caminhão Autônomo. Com o crescimento do processo de automação, empresas precisam se atualizar para se manterem competitivas.

Revoluções, geralmente, começam de forma silenciosa, e com a Automação de Processos não é diferente. A indústria 4.0, termo que se refere a quarta revolução industrial e vem acontecendo desde os anos 2000 com o surgimento da Internet das coisas (IoT), é quem, silenciosamente, deu início a automação.

Segundo pesquisa global conduzida pela McKinsey & Co. em 2020, 66% de uma ampla gama de líderes empresariais estavam buscando soluções para automatizar pelo menos um processo, mostrando um aumento dos 57% de dois anos antes. A porcentagem de empresas que automatizaram totalmente pelo menos uma função, no entanto, cresceu mais modestamente, de 29% em 2018 para 31% em 2020.

Nesses dois anos em contato com casos reais de automações no cenário brasileiro, fica claro que, em alguns anos, todas as empresas do mundo usarão automação em seus departamentos. As empresas que conseguirem automatizar seus processos de forma eficiente terão uma vantagem competitiva difícil de ser equiparada sem essa tecnologia.

Fazendo um comparativo simplório, será o mesmo que colocar em uma competição um corredor profissional contra uma pessoa comum de bicicleta, por mais que o corredor seja muito eficiente em algum momento a bicicleta irá mais longe ou mais rápido. É assim que a automação está criando essas lacunas de produtividade no mercado brasileiro. Ainda não é possível visualizar essas lacunas de forma explicita, mas quando exploramos os casos de sucesso vimos que o que se cria é um diferencial exponencial em relação aos concorrentes. No entanto, essa mudança é silenciosa e permanente, pois as pessoas que executavam essas tarefas repetitivas agora estão com outras atribuições, utilizando seu tempo para realizar tarefas mais desafiadoras.

Quando nos deparamos com empresas que se diferenciam, seja em atendimento, custos ou entrega de valor, a grande maioria conseguiu criar processos eficientes e automatizá-los. Abílio Diniz, administrador e empresário brasileiro, disse uma vez que a fórmula do sucesso é conseguir unir pessoas e processos. Com pessoas certas e processos bem desenhados qualquer empresa consegue atingir o sucesso.

Assim como as empresas precisam evoluir para continuar existindo, as pessoas também precisam se atualizar. Esse é um bom momento de começar e pesquisar sobre essa tecnologia de automação no mercado e ver como ela pode ajudar o seu negócio também.

fontes: Comunicação Vertical e Gustavo Pasqual, da AutomationEdge

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Trump nomeia Musk para “Departamento da Eficiência Governamental”: e agora?

Trump nomeia Musk para “Departamento da Eficiência Governamental”: e agora?

A influência de Elon Musk no Governo dos EUA não é bem uma novidade. Desde Obama, Elon Musk já estabelecia relações muito próximas com temas de governo, especialmente na área de energia renovável e exploração espacial.  Só que, apesar de próximas, Musk era considerado um conselheiro informal. Agora, com Trump, esse status mudou significativamente. O