Sócrates: As Três Peneiras de Sabedoria

Sócrates: As Três Peneiras da Sabedoria

             Sócrates: As Três Peneiras da Sabedoria

Certa vez, um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre alguém. Acima de tudo, Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras? – indagou o rapaz.

– Sim! A primeira peneira é a Verdade¨. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, mas não tem certeza da sua veracidade, a coisa deve morrer aqui mesmo.

– Suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a Bondade. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?

– Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a Necessidade. Convém contar? Resolve alguma coisa? Melhora a comunidade? Pode ajudar o planeta?

Em suma, arremata Sócrates:

– Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo!

Enfim, “As Três Peneiras da Sabedoria”, do filósofo ateniense Sócrates, deixa lições pros dias atuais. Ou seja, devemos evitar compartilhar notícias falsas ou notícias com mentiras e verdades misturadas, que só pioram o nosso dia a dia.

Pensemos nisso!

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Ary Ribeiro

Jornalista (MTE 0004585/ES) no portal Direto Notícias e comentarista político na Rádio Nova Iguaçu FM - Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias checadas e publicadas por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Secretariado Jurídico: Proatividade e Soft Skills em Alta

Secretariado Jurídico: Proatividade e Soft Skills em Alta

No mercado de trabalho contemporâneo, os escritórios jurídicos estão cada vez mais focados na contratação …