Empresa alemã com sede no Brasil investe em progressão de carreira para profissionais acima dos 50 anos

Empresa alemã com sede no Brasil investe em progressão de carreira para profissionais acima dos 50 anos

                foto: Colaborador do grupo Gemu – Para a multinacional, presença de profissionais na faixa etária traz ganhos e promove troca de experiências entre as gerações

Desenvolver-se no mercado de trabalho ou realocar-se nele após os 50 anos é um desafio já conhecido. Durante a pandemia, mais de 700 mil profissionais na faixa etária perderam seus empregos, de acordo com registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) — muitos, ainda hoje, seguem em busca de uma nova chance profissional.

Mas a procura esbarra em um cenário preocupante: o mesmo levantamento aponta que cerca de 60% das empresas consideram complexa a contratação de profissionais acima dos 50 anos. Isso acontece por conta de uma espécie de tabus a respeito das competências, habilidades e expectativa de vida do grupo.

Na contramão desse cenário, a Gemü do Brasil conta com funcionários 50+ em diferentes áreas da empresa e enxerga neles um ganho em experiência e conhecimento para toda a empresa. A indústria alemã é uma das principais fabricantes de válvulas para os setores farmacêutico, cosmético, mineração, alimentos e bebidas do mundo.

“Durante os nossos processos seletivos, sempre destacamos que não importa a idade ou o gênero. Para nós é mais valioso que o profissional tenha vontade de somar à empresa, construir resultados e desenvolver novos conhecimentos”, afirma Cintia Cristina Santos Klingbeil, supervisora de Recursos Humanos da Gemü do Brasil.

De acordo com a supervisora, ter profissionais nessa faixa etária traz resultados positivos, uma vez que eles trazem uma rica bagagem de atuação e já chegam com competências desenvolvidas. Além disso, o compartilhamento de experiências entre gerações contribui para o crescimento da organização e para um ambiente de cooperação no dia a dia.

Para Renato Weis, supervisor de TI da Gemü do Brasil aos 60 anos, estar em constante desenvolvimento é uma forma de autocuidado e de vencer o preconceito da maturidade no mercado de trabalho. “O aprendizado com os jovens é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo, eu posso ensinar novas habilidades e aprender com os mais jovens, o que abre a oportunidade de continuar o meu desenvolvimento profissional”, afirma Renato.

Anos de experiência influenciam de geração em geração

Profissionais experientes influenciam as gerações mais novas e mostram novas perspectivas dentro das empresas. Giovanna Sielsk experimentou isso dentro da própria casa.

Aos 19 anos, a analista de logística na Gemü do Brasil participou de um processo seletivo na mesma empresa em que sua mãe trabalha há 35 anos, mas em outra unidade, na Alemanha, e aproveitou o aprendizado da outra geração para alavancar sua carreira à posição que ocupa hoje. “A imagem de profissional da minha mãe foi muito bem construída, e a empresa teve um papel fundamental por oferecer recursos e oportunidades para que ela desenvolvesse sua própria trajetória profissional. Isso me levou a desejar trilhar o mesmo percurso, valorizar as oportunidades de troca e adquirir conhecimento ao lado de profissionais mais maduros. Hoje, tenho brilho nos olhos para continuar sempre em evolução”, ressalta Giovanna.

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas.

Sobre o GrupoO Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França e EUA. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes. Veja mais no site.

fonte: Smartcom

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Referência em infoprodutos, Thiago Finch ensina a vender mais

Referência em infoprodutos, Thiago Finch ensina a vender mais

Thiago Finch, uma das personalidades mais proeminentes no cenário do marketing digital, alcançou um feito …