Conheça novos postos de trabalho criados pela inteligência artificial

Conheça novos postos de trabalho criados pela IA

              A tecnologia pode criar novos postos de trabalho em vários setores. Consultorias em temas laborais já começam a orientar para uma transformação em que o profissional possa adaptar-se às novas demandas.
A tecnologia pode criar novos postos de trabalho, e realmente, já está evolucionando profissões tradicionais em vários setores.

Consultorias em temas laborais já começam a orientar para uma transformação em que o profissional possa adaptar-se às novas demandas e oportunidades que o uso de inteligência artificial requer.

O líder da área de Tecnologia da companhia de seleção de Recursos Humanos, Michael Page, em Argentina, Francisco Scaserra, afirmou para a BBC que não acredita que a IA vá destruir empregos como muitos comentam. Ele acredita que as profissões vão evoluir para “ter um valor agregado diferente”.

O Fórum Econômico Mundial também demonstra otimismo, segundo indicou num estudo que a robótica poderia criar 97 milhões de novos empregos, embora também reconheça que outros 85 milhões de postos vão ser ocupados pelas máquinas.

O diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilibert F. Houngbo, afirmou que “a inteligência artificial é imparável. Temos que aceitar que vai avançar mais e mais”, falou para a agência EFE.

A questão principal destas transformações é aprender, adaptar-se às mudanças e oferecer respostas para que a tecnologia nos ajude a transformar de maneira positiva os postos de trabalho.

Conheça a seguir algumas das profissões que se estão criando com a Inteligência Artificial:

  • Engenheiro de prompts – a pessoa que desenha solicitações ou prompts para submetê-las às ferramentas de inteligência artificial. Para desempenhar este posto de trabalho, é importante ter pensamento crítico, análise de dados e criatividade.
  • Pesquisador de IA – Identificar maneiras de usar a inteligência artificial para superar problemas e limitações das organizações, através de um conjunto de dados desenvolver ferramentas e estratégias. Além de habilidades como a inteligência emocional, o pensamento crítico, a resiliência, entre outros, também é importante aplicar a matemática para utilizar estatísticas e analisar os dados.
  • Especialista em processamento de linguagem natural – Nesta profissão, o especialista deve apoiar a equipe de desenvolvimento de software com o processamento de linguagem. Geralmente, são selecionados profissionais com estudos em tradução, interpretação e linguística.
  • Especialista em automatização robótica de processos – Este posto de trabalho requer administrar sistemas de software para automatizar tarefas que são repetitivas, exigindo conhecimento em programação e especializações em RPA (robotic process automation).
  • Auditor de algoritmos – Um profissional responsável pela revisão de algoritmos de sistemas ou aplicativos para o cuidado de questões sensíveis como pode ser a discriminação racial ou de gênero, ou questões éticas. Os auditores de algoritmo devem ter uma compreensão sobre como este tipo de linguagem pode impactar socialmente.
  • Especialista em ética e leis – Profissionais especializados direito que possam assessorar sobre o uso ético da inteligência artificial, respeitando questões relacionadas à propriedade intelectual, privacidade e segurança na internet e redes sociais.

Enfim, conheça alguns programas nas áreas de Tecnologia e Empresas, como o Mestrado em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional, o Mestrado em Transformação Digital e o Mestrado em Direção Estratégica em Engenharia de Software.

Fonte: 6 trabajos que la Inteligencia Artificial está creando

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

*Conteúdo originalmente publicado no Finsiders Brasil, site parceiro do Startups A Vivo Pay , plataforma de soluções financeiras da operadora de telecomunicações, acaba de receber autorização do Banco Central (BC) para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), uma das modalidades de fintech de crédito reguladas pelo órgão. Com capital social de R$ 4,7 milhões