FinOps: a força motriz por trás do gerenciamento eficaz de custos na nuvem

FinOps: a força motriz por trás do gerenciamento eficaz de custos na nuvem

                       Com a eficiência em mente para os líderes de TI, é hora de assumir o controle do uso da nuvem por meio de FinOps.
A nuvem oferece infinitas possibilidades às organizações. Ela permite que você avance mais rápido como empresa. Isso ajuda a impulsionar uma maior implementação de produtos e recursos. E pode até ajudar as organizações a se tornarem sustentáveis. Mas com infinitas possibilidades vem o risco de gastos descontrolados.

FinOps em foco

Em 2023, o turbilhão económico está a colocar a tónica nos custos (novamente), levantando a questão de como podemos aproveitar ao máximo o pouco que temos. Em todos os setores e indústrias, a otimização e a gestão de custos estão no centro das atenções. Não é novidade que o FinOps está rapidamente se tornando central nas conversas sobre nuvem no momento. Embora a nuvem não deva ser vista predominantemente como um exercício de redução de custos, é fundamental garantir que a sua pegada na nuvem seja otimizada.

“Depois de anos apoiando clientes em seus esforços de migração para a nuvem, posso dizer que muitas organizações lutam para gerenciar seus gastos com a nuvem ou para ter clareza sobre os custos. As empresas ignoram a otimização de custos até que a migração seja iniciada. Nesse ponto, os custos ja estao crescendo””        Como mencionado pelo diretor de inovacao e parcerias da GWC, Janssen Lobo.

Um recente relatório do Gartner descobriu que as contas de nuvem para organizações são frequentemente duas a três vezes maiores do que o esperado.

Muitas vezes, dependendo dos acordos com os fornecedores, os preços podem ser baseados no modelo “pague conforme o uso”. É difícil obter uma visão precisa, consolidada e oportuna da capacidade e dos serviços da nuvem, bem como do uso real. A procura disparou, enquanto os processos de aquisição e governança têm sido pressionados para acompanhar. Além disso, lidar com o gerenciamento eficaz de custos da nuvem é um trabalho de equipe, e é difícil alinhar várias partes interessadas.

Criando uma única fonte de verdade para gastos na nuvem

Basicamente, FinOps é uma cultura em que as equipes, antes individuais, gerenciam os custos de nuvem em cooperação, onde todos assumem a responsabilidade pelo uso da nuvem. Permite que uma organização antecipe, controle, verifique e otimize os investimentos vinculados a uma infraestrutura baseada em nuvem de forma proativa e reativa.

Também não pode ser deixado nas mãos de equipes tecnológicas ou financeiras: para que o FinOps funcione melhor, precisa de ser uma iniciativa multifuncional e repetida continuamente à medida que a organização amadurece. Como resultado, recomenda-se uma abordagem faseada – para informar, otimizar e operar – para tomar decisões informadas.

A fase de “informar” consiste em levar a informação correta a todas as partes interessadas. Isso inclui obter visibilidade e transparência nos gastos e no uso da nuvem. Aqui, ser intencional em seus esforços e aprofundar-se nos detalhes granulares supera a velocidade.

Depois de obter clareza sobre os direcionadores de custos, é hora de “otimizar” o valor e descobrir oportunidades de economia. Embora este processo exija decisões difíceis, trata-se de reduzir resíduos, dimensionar corretamente o ambiente e produzir uma melhor alocação de recursos.

Quando esse processo é incorporado às operações diárias, a empresa realmente desperta todo o potencial da fase de “operação” em todo o modelo FinOps. As empresas podem automatizar esforços estabelecendo orçamentos claros e mecanismos de alerta para ajustar continuamente os recursos da nuvem sem afetar o desempenho.

Historicamente, temos visto os mais altos níveis de precisão de custos quando cada recurso ou serviço de nuvem em uso tem uma etiqueta ou rótulo que pode apontá-lo para uma respectiva linha de negócios ou aplicação, criando uma estrutura de marcação em toda a organização. Este esquema é fundamental não apenas para FinOps, mas também ajuda a melhorar a gestão interna de ativos e a impulsionar medidas de segurança mais fortes.

Assumindo a responsabilidade pelo sucesso

Um exemplo perfeito para mostrar o impacto transformador das práticas de FinOps pode ser visto no Banco BV, considerado um dos maiores bancos privados do Brasil. Como muitos outros, o Banco enfrentou um delicado ato de equilíbrio ao tentar construir uma equipe com uma cultura FinOps, juntamente com a necessidade de maior visibilidade dos custos. A jornada deles começou reunindo equipes de tecnologia, finanças e negócios e criando uma mentalidade centrada na promoção da responsabilidade financeira e na geração de valor. O banco adquiriu ferramentas para produzir resultados de consumo de nuvem em todo o banco e, durante a fase de “otimização” do seu processo, identificou oportunidades para criar políticas e maior governança.

Depois de descobrirem esses insights, as equipes de projeto devem promover naturalmente a colaboração entre novas partes interessadas. Portanto, incentivar o compartilhamento de conhecimento e capacitar a tomada de decisões. Este tipo de colaboração para “operar” numa cultura orientada para FinOps gera criatividade e inovação. A democratização dos dados de custos em nuvem marcou uma virada para a instituição financeira brasileira. Alcançou economias de custos de até 30% e aumentou significativamente a eficiência financeira.

Enfim, os últimos anos reforçaram o impacto e o poder da tecnologia em nuvem. Para ter sucesso com FinOps é necessária uma mudança de mentalidade. Isso aumenta a importância de melhorar e aumentar a visibilidade dos gastos e da eficiência gerais da nuvem. Também é fundamental obter precisão em todos os relatórios, previsões e gestão orçamentária relacionados. Trata-se de disciplina de despesas – processos de aquisição, governação e barreiras de proteção – mas, como podemos ver, é muito mais.

fonte: GPLUX

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Expansão e Inovação: Parceria Estratégica entre TCL Channel e Record News para Revolucionar o Streaming no Brasil

Expansão e Inovação: Parceria Estratégica entre TCL Channel e Record News para Revolucionar o Streaming no Brasil

Com o intuito de ampliar a disponibilidade de conteúdo em português e consolidar sua presença …