IA aumenta em 58% eficiência de campanha da Heineken Zero Álcool

IA aumenta em 58% eficiência de campanha da Heineken Zero Álcool

               Marca usa plataforma de Inteligência Artificial da Vidmob para ampliar mensagem de bebida zero álcool
A cerveja zero álcool vem ganhando relevância no mercado mundial de bebidas e no Brasil não é diferente. Dados recentes da Euromonitor Internacional apontam que o consumo da bebida triplicou no Brasil nos últimos quatro anos, podendo chegar a 1 bilhão de litros até 2027. Um dos motivos que levam jovens a consumirem o produto é a busca por um estilo de vida mais saudável.

De olho nesse cenário, grandes empresas de bebidas propõem diferenciais para atrair novos olhares. A tradicional cerveja holandesa Heineken, popular no Brasil, é uma delas. Com presença em grandes festivais, como Rock in Rio e The Town, e eventos, como a CCXP – o maior festival de cultura pop do mundo -, a Heineken 0.0 – sua versão sem álcool – atrai a curiosidade de novos consumidores, acostumados com a cerveja tradicional.

A marca também se destaca em grandes eventos esportivos, como é o caso da Fórmula 1. A categoria vem realizando uma série de ações de marketing em todo o mundo, como a Heineken Village, espaço imersivo que vai além da corrida, com shows, games e outras atividades.

“O consumo de  cerveja zero não está condicionado apenas às pessoas que não bebem álcool, mas, sobretudo, àquelas que não queiram consumir álcool em determinadas ocasiões, adotando uma conduta de consumo responsável. O nome disso é personalização e é por isso que trabalhamos para desenvolver uma cerveja zero incomparável, que é líder em vendas no Brasil”, diz Fernanda Saboya, diretora de Consumer Connections na Heineken. “A marca prioriza a experiência do seu consumidor e investe nesse modelo em diversos ambientes, formatos e ativações. A Heineken Village é um exemplo desse modelo que oferece interação e sinergia entre o consumidor e a marca”.

Performance de Criativos

Com o objetivo de otimizar a performance dos criativos de Heineken Village no Brasil, a empresa investiu na utilização de inteligência artificial. Por meio da Vidmob, plataforma de IA que usa análise de dados para impulsionar os resultados de desempenho de marketing de grandes marcas, a Heineken registrou aumento de 58% de eficiência nos vídeos que promoviam o evento no Instagram e Facebook.

A eficiência de uma campanha é calculada a partir dos resultados atingidos pelos vídeos produzidos a partir dos insights criativos da Vidmob, em comparação com os resultados alcançados antes da otimização dos conteúdos. Na campanha, que contou com quatro vídeos, os criativos da Vidmob reduziram em 58,1% o CPM (gasto gerado a cada mil impressões do anúncio) e o CPC (custo por clique) caiu 14,9%.

A ferramenta exclusiva de IA da Vidmob decupa os anúncios, frame a frame, e identifica todos os elementos que aparecem na imagem. Por exemplo, se há pessoas na peça, a feição que apresentam, se contém objetos em cena, quais são as cores, se o vídeo é indoor ou outdoor, entrada e posição de logomarca, textos presentes, entre outros elementos. Após isso, as informações são cruzadas com outros dados, agora gerados pelas plataformas de mídias e fornecem à empresa o caminho das pedras.

Insights da Vidmob

No caso da Heineken, os insights da Vidmob revelaram que a presença da pista de corrida em desenho, assim como elementos de textos, impactaram negativamente a presença dos usuários nos primeiros três segundos dos vídeos. A sugestão da Vidmob foi priorizar o criativo com menos texto e elementos, preferindo apenas a escrita “Heineken Village” presente na tela, pois este apresentou melhores resultados.

Foi possível identificar também que a presença de imagem aérea do autódromo foi um grande impulsionador criativo para retenção e interações dos usuários, como reações, compartilhamentos e comentários, especialmente para o feed. Nele, a Vidmob sugeriu ainda que a mensagem fosse mais direta, informando datas, endereço e como chegar ao evento. Nos stories, a sugestão foi de antecipar a imagem área para o início do vídeo.

A presença feminina também foi fator importante para retenção e interações, principalmente nos stories. Nesse formato e no feed, a Vidmob sugeriu a presença de pessoas nos espaços, como shows, tirolesa e bares.

Sobre a Vidmob

A Vidmob, The Creative Data Company, com seu software baseado em IA, melhora o desempenho criativo e de mídia, ajudando marcas e agências a desenvolverem suas próprias melhores práticas criativas personalizadas, garantindo que esses aprendizados sejam aplicados em todas as mídias veiculadas. A abordagem da Vidmob no uso de dados criativos promove a consistência da marca, reduz o desperdício criativo e de mídia, e aumenta o desempenho geral dos negócios em todo o funil de vendas. Como pioneira e líder do setor em dados criativos, o poder da plataforma da Vidmob está em suas integrações em todo o ecossistema de anúncios digitais, na análise de cada atributo criativo – combinada com o desempenho associado – para mais de 18 milhões de criativos de anúncios e em sua abordagem exclusiva, que combina insights humanos e dados de máquina.

A Vidmob é uma empresa “mission-driven” – que tem o propósito de mudar o mundo para melhor. Para isso, doa 1% de seu lucro anual por meio de sua fundação Vidmob Gives, uma entidade sem fins lucrativos comprometida em retribuir às comunidades por meio de trabalho e serviços voluntários, doações e desenvolvimento de criativos pro bono para organizações sem fins lucrativos.

A empresa já recebeu mais de 210 milhões de dólares em financiamento, com o apoio de líderes do setor, como a Adobe, e recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Ad Age de Melhores Lugares para Trabalhar e o Digiday’s de Tecnologia Mais Inovadora. Saiba mais sobre a Vidmob em www.vidmob.com

fonte: novapr

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