Linhares/ES lidera o ranking de empregos gerados na indústria no Espírito Santo entre os meses de janeiro e maio de 2024. Do saldo de 3.686 novos postos aberto neste período no Estado, o município foi responsável por 21,97%, ou seja, 810 contratações no setor industrial foram formalizadas em Linhares. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho/Ministério da Economia (SEPRT/ME).
Acima de tudo, nos quatro primeiros meses do ano, Linhares também apresentou desempenho notável no ranking geral de empregos, ocupando a 4ª posição entre as cidades capixabas, com um saldo de 1.535 empregos. A cidade foi a única fora da região metropolitana da Grande Vitória – Serra, Vitória e Vila Velha, que lideram o ranking – que mais gerou empregos nesse período. Dos 1.535 empregos formais, 810 foram oportunidades na indústria, 556 novos postos de trabalho foram gerados no setor agropecuário, seguido por 223 na construção e outros 203 no setor de serviços.
Segundo o Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Vanderson Eliziário, o município de Linhares possui uma economia diversificada que abrange deste a agricultura até a indústria, o que, consequentemente, traz um equilíbrio que impulsiona o crescimento da Região de forma consistente. “Com uma localização estratégica, a região é polo de diversos setores, incluindo, metalurgia, siderurgia, celulose e papel, o que favoreceu bastante o crescimento dos dados de empregabilidade. Porém, a cidade também tem grande potencial para o turismo, com praias, lagoas e reservas naturais que podem atrair visitantes de todo o Estado e do país”, conclui.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Por fim, com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.
fonte: Nágila Pires