O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, esteve em Londres, no Reino Unido, para acompanhar a feira Farnborough International Airshow, evento voltado às áreas de produtos de defesa aeroespacial e de aviação. O evento ocorreu na última semana, de 22 a 26 de junho, e contou com a presença do Secretário de Produtos de Defesa da pasta, Heraldo Luiz Rodrigues; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, dentre outras autoridades e representantes das Forças Armadas brasileiras.
Na ocasião, ocorreu a assinatura do contrato da venda de nove aeronaves KC-390 da Embraer para Áustria e Holanda. De acordo com o ministro, essa venda é uma vitória para o país, para a indústria e para a diplomacia brasileiras. “Temos nos aproximado mais de outros países. Estamos vendendo a nossa tecnologia e nossos produtos. Tenho certeza que outras propostas virão. O governo tem ajudado nisso”, declarou.
A feira, que ocorre a cada dois anos, é uma oportunidade para que as nações interajam e troquem experiência sobre as novas tecnologias nas áreas de defesa. Segundo o Secretário de Produtos de Defesa, é uma oportunidade de conhecer, in loco, as soluções da área de defesa recentemente desenvolvidas e, ao mesmo tempo, endossar a qualidade dos produtos de defesa brasileiros no escopo do mercado internacional. “Esperamos, dessa forma, elevar a competitividade da nossa indústria de defesa e trazer benefícios socioeconômicos para o Brasil”, declarou.
O ministro ainda esteve na sede do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião, José Múcio foi recebido pelo presidente do Conselho, Coronel Nilton Rolim, a fim de fortalecer a cooperação e promover laços entre o Brasil e a comunidade esportiva militar internacional.
Por Mariana Vicara
Fotos: divulgação