Mais de 16 mil estudantes capixabas vão participar, neste sábado (19), da 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Para conferir se estão classificados, os alunos devem acessar o site oficial da OBMEP (Clique AQUI e confira) e selecionar o município e a escola em que estão matriculados. https://classificados.obmep.org.br/classificadosMunicipiosFase2.do?&stateId=ES.
No Espírito Santo, 108 centros de aplicação, distribuídos nos 78 municípios, receberão os 8.216 estudantes da Rede Estadual, 6.732 das redes municipais, 402 da rede federal e 929 da rede privada, totalizando 16.279 selecionados para a 2ª fase da OBMEP.
OBEMEP 2024Nesta edição, mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do País participaram da prova da 1ª fase, realizada no dia 04 junho. Desses, 900 mil estão aptos a participar da etapa seguinte.
Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a iniciativa é a maior competição científica do País e alcançou, neste ano, uma cobertura recorde na realização da prova: 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 56,5 mil escolas participantes.
A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 20 de dezembro. Além de receberem medalhas de ouro, prata ou bronze, os premiados terão a oportunidade de ingressar em programas de iniciação científica.
Preparação na Iniciação Científica de MatemáticaDesde junho, os estudantes da rede pública estão tendo a oportunidade de aprimorar, ainda mais, os conhecimentos em Matemática, por meio da Iniciação Científica de Matemática, do Programa Matemática na Rede.
Coordenado pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Coordenação Regional da OBMEP/ES, o Programa Matemática na Rede tem como objetivos identificar jovens talentos em Matemática, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas, além de fortalecer a aprendizagem a partir de aulas de aprofundamento de estudos e de atividades científicas.
Uma das ações do Programa é a Iniciação Científica de Matemática para mais de dois mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede pública. Esse projeto funciona em diversos polos distribuídos nos municípios do Espírito Santo (PicMat). Nos PicMat, os estudantes são atendidos por professores orientadores, presencialmente e virtualmente, desde maio de 2017. Eles foram classificados por meio de um processo seletivo que contou com a participação de quase três mil alunos interessados.