Galeria Homero Massena recebe exposição ‘Gênesis: A CRIAÇÃO’ de Ana Luzes, com curadoria de Nataly Volcati

Galeria Homero Massena recebe exposição ‘Gênesis: A CRIAÇÃO’ de Ana Luzes, com curadoria de Nataly Volcati

No próximo dia 16, a Galeria Homero Massena, em Vitória, recebe a exposição “Gênesis: A CRIAção”, da artista visual Ana Luzes, com curadoria de Nataly Volcati. A exposição apresenta instalações fotográficas baseadas nas 7 etapas de criação do mundo, segundo o primeiro livro bíblico Gênesis. Ao registrar imagens que dialogam com sua realidade, a artista, moradora do bairro Santa Tereza e “cria” do Morro do Quadro, apresenta intervenções que se tornam fragmentos de um grande universo criativo dos bairros do Quadro, Cabral, Jesus de Nazareth, Inhanguetá e Grande Vitória, enfatizando suas vivências, manifestações culturais e resiliência em meio à desigualdade social.

Ao longo de 2024, Ana Luzes percorreu as comunidades, sem nunca chegar com a câmera à mão, optando primeiro por se inserir nos espaços que fotografaria, dialogando sobre arte e ouvindo as histórias dos moradores. Gênesis entende a favela como um ponto de criação, de fato um “nascimento” de ideias revelando a força estética e política presente nesses territórios. O “Cria” de favela, aquele que faz parte, nasceu e está inserido nesse espaço, faz de sua realização pessoal as formas de expressão que o abraçam. Realidades que atravessam as experiências de cada morador e os inspiram a criar universos capazes de transformar olhares, inovar e ressignificar toda a estética brasileira e capixaba.

“Gênesis é minha primeira exposição individual, mas me orgulho em saber que foi construída de forma coletiva com as pessoas envolvidas no projeto. É o início de uma trajetória que busca trazer as memórias das favelas capixabas para o olhar de outros públicos. Exibir essas experiências na Galeria Homero Massena, um espaço de referência para pautas políticas contemporâneas, reforça a presença da periferia no Centro Histórico de Vitória”, diz Ana Luzes

A exposição também conta com uma programação de oficinas educativas e formativas, visitas guiadas e bate-papo, oferecendo uma oportunidade única de interação entre o público e a artista.

Artista

Ana Luzes é artista visual capixaba, busca ressignificar histórias não contadas por meio de suas imagens artísticas e documentais. Graduada em Fotografia pela Universidade de Vila Velha (UVV), participou da exposição virtual “Séries sobre o isolamento” no Museu Vale em 2021 e atuou como fotografia documental na matéria

“Sobreviver para cuidar: Os degraus da vida de Lenir”, publicada pela Mídia Ninja, Folha de São Paulo e Chicas Poderosas. Em 2022, integrou a projeção “O URBANO ENTRE A REALIDADE E A UTOPIA” no Festival de Fotografia Tiradentes e Rotterdam Photo. Em 2023, participou das exposições “BRIDGING HORIZONS: Brazilian Photography Today”, no Consulado Geral do Brasil, em Nova Iorque, e “Otros Brasiles: La fotografía como expresión de la resistencia”, na Cidade do México.

Curadora

Cria do bairro Grande Vitória, em Vitória/ES, Nataly Volcati é pesquisadora-artista e gestora de projetos culturais. Curadora estreante da exposição “GENÊSIS: A CRIAção”, ao lado da artista Ana Luzes, Nataly traz ao seu trabalho uma abordagem crítica e consciente das questões étnico-raciais, com uma projeção de continuidade na prática curatorial. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com ênfase em Sociologia Urbana, atualmente cursa especialização em Gestão de Projetos Culturais no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC/USP). Sua pesquisa explora temas como memória e identidades afro-brasileiras e das periferias urbanas, permeando sua atuação intelectual, artística e cultural.

Programação aberta ao público, na Galeria Homero Massena.

16/11 | Abertura da exposição – 10h.

16/11 – 25/01 | Visitação Exposição.

23/11, 14/12 e 18/01 | Oficinas Educativas – 13h30 às 16h

18/12 | Lançamento do Catálogo + Bate-papo com a artista – 18h

Programação interna.

07/01- 09/01| Oficinas de Fotografia Básica nas Instituições Locais do Bairro Quadro, Jesus de Nazareth e Inhanguetá

Serviço:

Exposição Gênesis – “A CRIAção”
Artista: Ana Luzes
Curadoria: Nataly Volcati
Abertura: 16 de novembro de 2024, das 10h às 16h
Local: Galeria Homero Massena – Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória – ES
Período de visitação: 16 de novembro de 2024 a 25 de janeiro de 2025.
Horários: Segunda a sexta, das 09 às 18h. Quartas-feiras, das 10h às 20h. Sábados e Feriados, das 10h às 16h.
Classificação: Livre para todos os públicos.
Entrada franca.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

7 jogos de Sega CD que você não jogou (e nunca vai jogar)

7 jogos de Sega CD que você não jogou (e nunca vai jogar)

Não há dúvidas de que a Sega é uma empresa que estava à frente do seu tempo. Uma prova disso foram alguns acessórios lançados para Mega Drive, e dentre eles temos um que trouxe ganhos significativos para a plataforma 16 bits: o Sega CD. É exatamente sobre ele que falaremos nas linhas a seguir, relembrando 7 jogos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *