Inteligência artificial impulsiona lucro da Renner no terceiro trimestre

Inteligência artificial impulsiona lucro da Renner no terceiro trimestre

No balanço divulgado na última quinta-feira, o lucro líquido da maior varejista do Brasil ficou 47,7% acima do mesmo trimestre de 2023. 

E não foi só isso: as vendas de vestuário subiram 13%, o dobro da média do setor, com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de agosto, do IBGE. 

Para o CEO da Renner, Fabio Faccio, o desempenho tem um motivo especial: “Através do uso de IA, capturamos tendências de forma ágil e precisa, por meio de um ciclo de desenvolvimento de produtos mais curto e maior produtividade e eficiência da cadeia de fornecimento”, afirmou o executivo ao Jornal do Comércio. 

O lucro da varejista foi de R$ 255,3 milhões ante R$ 172,9 milhões do mesmo período de 2023. A receita líquida total do varejo somou R$ 2,9 bilhões, alta de 12,1%, ante R$ 2,6 bilhões do mesmo ciclo do ano passado. 

Vendas digitais (GMV, Gross Merchandise Value, ou valor bruto das mercadorias), que formam o grande elo de omnicanalidade no negócio da companhia, cresceram mais: R$ 656,1 milhões, 23% acima do mesmo período de 2023.

O resultado não vem do AGORA

A Renner investiu R$ 900 milhões em tecnologia, inovação e na rede de lojas espalhadas pelo país ainda em 2023. Se o ano passado foi de desafios como a formação de preço, inadimplência na carteira da financeira (Realize) e operação do novo centro de distribuição em Cabreúva, SP, em 2024 a companhia se encaminha para um fechamento de ano memorável: o terceiro trimestre ainda incluirá vendas de Black Friday, data relevante do varejo, e Natal.

Com os resultados, o EBITDA total ajustado com crescimento de 59% e aumento de 5,7 pontos percentuais na margem. O caixa ficou em R$ 2,6 bilhões, o caixa líquido fechou em R$ 1,4 bilhão e o caixa livre é de R$ 412 milhões. 

As ações da Renner (LREN3) acumulam valorização de 25,24% no último ano.

E, afinal, o que IA tem a ver com roupas?

As Lojas Renner identificaram com Inteligência Artificial os padrões de consumo e tendências de futuro. Com isso, conseguiram acertar mais rapidamente a produção de novas coleções.

No fim, a IA não é sobre roupas ou sobre o seu produto, mas sim sobre o radar de sinais e a tomada de decisão mais ágil e assertiva. Se você quer entender como a IA pode agir no seu negócio e impactar positivamente no resultado, conheça o IA para Negócios

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